Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4845
Title: Conservando acervos documentais: a experiência da oficina de pequenos reparos da biblioteca do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense
Authors: Santos, Daniel Ribeiro dos
Vitorino, Alanda do Valle
Bastos, Vanja Nadja Ribeiro
Issue Date: 2017
Publisher: UFRJ
Citation: SANTOS, Daniel Ribeiro dos; VITORINO, Alanda do Valle Vitorino; BASTOS, Vanja Nadja Ribeiro Bastos. Conservando acervos documentais: a experiência da oficina de pequenos reparos da biblioteca do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense.In: SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFRJ, 5., Rio de Janeiro, 2017. Cadernos de Resumos...Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p.40.
Abstract: A degradação, deterioração e depredação de documentos é um desafio para a conservação e preservação de acervos. Em instituições da esfera pública podem se tornar um problema de grande dimensão, fragilizando e afetando o acesso a acervos e documentos. Em abril de 1988 foi criado o Laboratório de Conservação e Restauração de Documentos (LACORD), subordinado ao Núcleo de Documentação, atual Superintendência de Documentação (SDC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), órgão responsável pela coordenação técnica e administrativa do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da universidade. Visando a preservação dos acervos, foram criadas as Oficinas de Pequenos Reparos na quase totalidade das bibliotecas da UFF, com profissionais lotados respectivamente em cada unidade, após capacitação especializada conferida pelo LACORD. Na Biblioteca do Instituto Biomédico (BIB) foi implementada uma destas oficinas em 1997, sendo ela encarregada por realizar ações de conservação para agilizar a reintegração de obras ao acervo, possibilitando o acesso amplo e rápido aos documentos. Em ação conjunta com a oficina, a biblioteca também realiza a educação dos usuários quanto às condutas que contribuem para a melhor conservação dos documentos e patrimônio da universidade. Durante a implantação, a equipe do LACORD estabeleceu através de visitas técnicas, a localização, o mobiliário e os equipamentos de proteção mais adequados. Neste processo um funcionário foi treinado em técnicas básicas de conservação e encadernação, com o objetivo de manter a integridade física da documentação custodiada pela unidade. Antes da realização de qualquer procedimento é realizado um diagnóstico do estado geral da obra para identificação dos métodos e materiais a serem utilizados. Entre os principais procedimentos realizados estão: higienização, conferência de páginas, inserção de folha de guarda, enxerto no papel danificado, costura de lombada, desmontagem e remontagem de obras e encadernação. Livros raros, únicos e valiosos não são tratados pela Oficina de Pequenos Reparos, que realiza unicamente procedimentos de conversação que não envolvam processos ou reações químicas. Os objetivos principais das ações e procedimentos executados pela oficina são conservar o acervo e promover o acesso à informação.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4845
Appears in Collections:SDC - Artigos de periódicos e Trabalhos apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caderno_de_Resumos_SINTAE_2017.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.