Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4871
Title: A inclusão na educação de jovens e adultos no município de Angra dos Reis: Análise da experiência na Escola Municipal de Educação de Surdos
Authors: Judice, Adriana Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor: Julião, Elionaldo Fernandes
metadata.dc.contributor.members: Freitas, Adriano Vargas
Alves, Maria Aparecida
Issue Date: 11-Oct-2017
Abstract: A presente pesquisa enfatizou a inclusão do aluno surdo na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a sua análise, foi escolhida uma escola no município de Angra dos Reis com experiência na inclusão de jovens e adultos surdos (Escola Municipal de Educação de Surdos) como campo de observação e análise. Para isso, fez-se necessário abordar a escolarização de alunos surdos matriculados em salas de EJA, no contexto desta unidade de ensino, bem como as políticas inclusivas relacionadas à EJA, que contribuíram para a caracterização dos sujeitos existentes em seu espaço. Os resultados do estudo apontam que a EJA tem se transformado em um espaço inclusivo, onde “assegura-se a todos” igualdade. Mas os resultados também demonstram a inequação destes espaços, o que torna o aprendizado ineficiente. Desse modo, a pesquisa aponta alguns desafios que nos levam pensar a escola ideal para a educação dos surdos e para que a EJA possa atender minimamente a diversidade de seus sujeitos.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4871
Appears in Collections:SGG- Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Adriana Pinheiro Júdice-PDF.pdf869.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.