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Title: Novas tendências em gestão de pessoas : o departamento de talento & cultura da Rede Accor
Authors: Carvalho, Fabricio Vieira de
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Rodrigues, Renata Garanito de Abreu
Guimarães, Guilherme de Azevedo Correa
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo geral discutir as novas tendências em gestão de pessoas na rede hoteleira aplicados no departamento de Talento e Cultura da rede Accor e quais foram as principais mudanças que o departamento passou nos últimos anos, especificamente na marca Ibis. Para atender ao objetivo geral, foram cumpridas duas etapas. A primeira se refere a uma pesquisa bibliográfica, na qual foram abordados assuntos como hotelaria, a importância do papel de gestão de pessoas nos hotéis, bem como as tendências adotadas por esta área nos últimos anos. Numa segunda etapa, realizou-se uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, na qual se fez uso de entrevistas semiestruturadas para a coleta de informações. Foram analisadas as influências nas mudanças do departamento de Recursos Humanos para Talento e Cultura, os modelos de gestão descentralizados e o funcionamento dos subsistemas de gestão de pessoas na rede. Os resultados obtidos indicam que este modelo de descentralização é vantajoso, no que tange a redução de custos, contudo, os gestores dos hotéis da rede Ibis não possuem autonomia completa sobre os processos de gestão de pessoas.
metadata.dc.description.abstractother: The present paper has as general objective to discuss the new trends in people management in the hotel chains applied in the Talent and Culture department of the Accor company and what were the main changes that the department has undergone in recent years, specifically in the Ibis brand. To meet the general objective, two steps were accomplished. The first one refers to a bibliographical research, in which subjects such as hospitality, the importance of the management role of people in the hotels were discussed, as well as the trends adopted by this area in the last years. In a second stage, a qualitative field research was carried out, in which semi-structured interviews were used to collect information. The influences on the changes of the Human Resources department for Talent and Culture, the decentralized management models and the functioning of the subsystems of people management in the company were analyzed. The results obtained indicate that this decentralization model is advantageous in terms of cost reduction, however, Ibis hotel managers do not have complete autonomy over people management processes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4878
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