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Title: A gestão familiar no setor de restauração: o caso do Bar e Restaurante Seu Antônio
Authors: Porto, Amanda Bittencourt Novato
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Fonseca Filho, Ari da Silva
Moura, Reginaldo Lima de
Issue Date: 16-Oct-2017
Abstract: Os restaurantes possuem um importante papel para a atividade turística, observa-se que muitos dos meios de restauração existentes no país são de origem familiar e que essas empresas possuem uma gestão com características peculiares. Além disso, as organizações familiares são de suma importância para a economia brasileira e mundial. Contudo, muitas empresas encerram suas atividades cedo por falta de planejamento e erros de gestão. Dessa forma, decidiu-se investigar como o Bar e Restaurante Seu Antônio se tornou um dos empreendimentos gastronômicos mais tradicionais e reconhecidos da cidade de Niterói (RJ). O presente artigo é fruto de uma pesquisa descritiva qualitativa, que utilizou para coletar as informações as técnicas de análise documental, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas com os gestores do estabelecimento e clientes. Na análise foram discutidos os aspectos da sucessão, relação família versus empresa, visão dos clientes e aproximação da empresa com o turismo. A partir das informações colhidas, percebeu-se que o Bar e Restaurante Seu Antônio é de fato uma empresa de origem familiar e que seu sucesso está centrado em um conjunto de fatores, como a qualidade da comida, atendimento e ambiente, que satisfazem as necessidades e desejos dos clientes.
metadata.dc.description.abstractother: The restaurants have an important role for a tourist activity, noting that many of the averages of catering there are no countries are of family origin and that the companies have a management with peculiar characteristics. In addition, as family organizations are of utmost importance for a Brazilian and world economy. However, many companies close their activities due to lack of planning and management errors. Thus, it was decided to investigate how the Bar e Restaurante Seu Antônio became one of the most traditional gastronomic ventures and recognized the city of Niterói (RJ). This article is the result of a qualitative descriptive research, which uses to collect as information and techniques of documentary analysis, systematic observation and semi - structured interviews with the managers of the establishment and clients. In the analysis has discussed about the success, relationship family versus company, vision of the clients and approach of the company with the tourism. From the information gathered, it has been noticed that the Bar e Restaurante Seu Antônio product is a company of family origin and that its success is centered on a set of factors, such as a quality of food, service and environment, that satisfy the need. And customers wishes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4888
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