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dc.contributor.advisorDantas, José Carlos de Souza-
dc.contributor.authorPitta, Luiz Cláudio Pedro-
dc.date.accessioned2017-10-20T17:38:05Z-
dc.date.available2017-10-20T17:38:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4901-
dc.description.abstractA presente pesquisa procura elucidar os desafios impostos às agências de viagens localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O uso das tecnologias de informação (TI) associadas à massificação do uso da internet intensificou as transações comerciais online pulverizando as receitas das agências de viagens físicas, dificultando a gestão dessas empresas, o que se tornou um problema comercial para setor de agenciamento turístico tradicional. O estudo adotou a pesquisa qualitativa exploratória feita por meio de formulários aplicados em campo nas agências de viagens e as respostas foram ratificadas pelo pesquisador na rede mundial de computadores a fim de validar e testar a funcionalidade dessas agências na rede mundial de computadores, a internet. Os resultados obtidos por meio da pesquisa demonstram a realidade da gestão das agências de viagens no ambiente comercial virtual, a internet. Este ambiente é o responsável pela pulverização das receitas e o grande desafio a ser batido por meio da reintermediação do cliente, ação contrária à desintermediação e compõem o principal problema para gestão desses negócios tradicionais. Apresentam-se assim as estratégias de marketing que as agências de viagens estão aplicando no mercado virtual da internet para obter vantagem competitiva num ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo para a atividade turística do século XXI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Luiza Faria Brito (marialuizafb@gmail.com) on 2017-09-18T18:03:34Z No. of bitstreams: 1 Luiz Claudio Pedro Pitta.pdf: 1017745 bytes, checksum: 367dec8091ac78d07f4292dd24bd0c7b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Geisa Drumond (gmdrumond@vm.uff.br) on 2017-10-20T17:38:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luiz Claudio Pedro Pitta.pdf: 1017745 bytes, checksum: 367dec8091ac78d07f4292dd24bd0c7b (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleOs desafios das agências de viagens no ambiente da desintermediação dos negóciospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordTurismopt_BR
dc.subject.keywordAgências de viagenspt_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.subject.keywordDesintermediação dos negóciospt_BR
dc.contributor.membersGonçalves, Telma Lasmar-
dc.contributor.membersAbreu, Renata Garanito de-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorTurismopt_BR
dc.subject.descriptorInternetpt_BR
dc.subject.descriptorMarketingpt_BR
dc.subject.keywordotherTourismpt_BR
dc.subject.keywordotherTravel agenciespt_BR
dc.subject.keywordotherInternetpt_BR
dc.subject.keywordotherBusiness disintermediationpt_BR
dc.description.abstractotherThis research seeks to elucidate the challenge imposed by travel agencies located in the city of Rio de Janeiro. The use of the information technologies associated with mass use of the internet has intensified the commercial transactions online by pulverizing the revenues of physical travel agencies making it difficult for these companies to manage what has become a commercial problem for the traditional tourist agency sector. The study adopted the qualitative exploratory research done through forms applied in field in the travel agencies and the answers were ratified by the researcher in the worldwide network of computers, the internet. The results obtained through the research demonstrated the reality of management of travel agencies in the virtual commercial environment, the internet. This environment is responsible for the spreading of revenues and the great challenge to be overcome through reintermediation of the client, which is opposite to the disintermediation and constitutes the main problem for the management of these traditional businesses. We present the marketing strategies that travel agencies are applying in the virtual internet market to obtain competitive advantage in an increasingly dynamic environment and competitiveness for the tourism activity of the sec XXI.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Turismo e Hotelariapt_BR
dc.degree.date2016-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Turismopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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