ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA PARA A EXPLORAÇÃO DO TEMA SOMBRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Formação de sombras
Didática das ciências
Educação infantil
Sombra
Didática
École maternelle
Formation des ombres
Didactique des sciences
Campos, Ridel Jorge | Posted on:
2016
Abstract
A Educação Infantil (EI) é o estágio em que as crianças estão atentas a tudo ao que acontece em sua volta e com isso, surgem, de forma natural, perguntas sobre como as coisas funcionam ou porque acontecem. A presente monografia parte do questionamento sobre a possibilidade de se ensinar Ciências para crianças na EI. Diante disso o trabalho tem por objetivo contribuir para a ampliação do debate sobre o ensino de Ciências na EI, por meio da coleta e sistematização de dados decorrentes do uso de uma sequência didática junto a crianças da EI. Para tanto, buscamos argumentos que justificassem essa prática e aliamos a isso o conceito de Alfabetização Científica, que incentiva o uso das informações produzidas cientificamente e o uso crítico delas. Visto que priorizamos o fato do ser humano apresentar-se como ser social e se desenvolver a partir da interação com outras pessoas e com o ambiente no qual está inserido, buscamos embasar a pesquisa nas ideias de Vygotski. Além da análise teórica, propomos uma sequência didática envolvendo o trabalho com sombras aplicada numa turma de Maternal 2, a fim de evidenciar possibilidades para o ensino de Ciências a crianças de 3 e 4 anos. Os resultados qualitativos demonstraram que a EI é de fato um cenário favorável para o desenvolvimento de práticas que visem o Ensino de Ciências
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação infantilFormação de sombras
Didática das ciências
Educação infantil
Sombra
Didática
École maternelle
Formation des ombres
Didactique des sciences
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: