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Title: Ensino de Física e surdez: construindo conceitos e criando sinais
Authors: Abreu, Jonathas de Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lucia da Cruz de
Costa, Isa
Braz, Ruth Mariani
Issue Date: 2014
Abstract: É possível ensinar Física para alunos surdos em uma perspectiva que respeite os pressupostos que embasam a educação inclusiva? A busca por resposta a essa pergunta foi o mote desta monografia. O convívio com estudantes surdos da Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro nos possibilitou, além da participação nas atividades escolares, perceber que a inclusão no contexto da escola regular estava aquém do que vem sendo recomendado em âmbitos nacional e internacional. Durante nossa vivência na Sala de Recursos nos dedicamos ao ensino de Física para alunos surdos dos últimos anos do 2º Segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Isso nos possibilitou perceber e ratificar a opinião de outros pesquisadores que o maior obstáculo ao processo de ensino-aprendizagem reside na comunicação em decorrência do distanciamento entre a Libras e a linguagem científica. Assim, com o desenvolvimento desta monografia, objetivamos apresentar sugestão de atividades didáticas que pudessem favorecer a participação de alunos surdos em aulas de Física, de modo a alcançarem uma aprendizagem significativa, oportunizando a criação de sinais provisórios para conteúdos escolares de Física. O tema escolhido para o desenvolvimento das atividades de ensino foi “A Física do Olho Humano”. Para tanto foi delineada uma sequência didática, divididas em duas partes: o modelo científico da visão e a formação de imagens na retina. A sequência didática proposta baseia-se na perspectiva de um ensino problematizador, no qual situações cotidianas dos alunos servem de ponto de partida para os processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento das atividades didáticas são sugeridos recursos diversificados, com ênfase na abordagem experimental e na exploração de aspectos visuais. No decorrer da execução de nosso planejamento inicial, percebemos que havíamos sido pretensiosos, de maneira que tivemos que limitar nossas ações à primeira parte da sequência didática. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, o autor desta monografia assumiu o papel de professor-pesquisador. Os resultados alcançados foram satisfatórios, tanto em relação ao processo de aprendizagem quanto à criação de sinais provisórios para os fenômenos de reflexão da luz, reflexão regular e reflexão difusa. Além disso, nos permitiram constatar que é possível um ensino de Física na perspectiva da inclusão de alunos surdos. Entretanto, essa possibilidade está fortemente condicionada ao fazer docente. O professor de Física tem que se predispor a recriar a sua prática.
metadata.dc.description.abstractother: Is there any possible way to teach Physics to deaf students with a perspective that respects assumptions that support inclusive education? The search for an answer to that question was the motto of this monograph. Working with deaf students in the Multifunction Resource Room, as well as participation in school activities, in a public state school of Rio de Janeiro State has enabled us to notice that inclusion in the context of regular school is too distant from what has been recommended for national/international schools. During our experience in the Resource Room we committed to teaching Physics to deaf students in their last year of the 2nd segment of elementary school and in high school. It allowed us to notice and confirm the opinion of other researchers who state that the biggest obstacle in the teaching-learning process is communication due to the gap between LIBRAS (Brazilian Sign Language) and scientific language. Thus, in developing this work, we present suggested educational activities that could help to encourage the participation of deaf students, make them achieve meaningful learning and provide opportunities for the creation of temporary signs for Physics school contents. The theme chosen for the development of these educational activities was "Physics of the Human Eye". Therefore, a didactic sequence was outlined and divided into two parts : the scientific model of vision and the formation of images on the retina. The proposed didactic sequence is based on the perspective of a problem-solving lesson, in which everyday situations from the students act as starting points for the processes of teaching and learning. For the development of these educational activities, there are varied suggested resources, with emphasis on experimental approach and exploring visual aspects. During the execution of our initial plan, we realized that we had been overambitious, so we had to limit our actions to the first part of the instructional sequence. In order to achieve the proposed objective, the author of this monograph paper assumed the role of researcher teacher. The results achieved were satisfactory, both in relation to the learning process and the creation of temporary signs for reflection phenomena of light, regular reflection and diffuse reflection. Moreover, there is evidence that it is possible to teach Physics in an inclusive way to deaf students. However, this possibility is nearly entirely up to the teachers and they must actively recreate their practice.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4910
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