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Title: Educação ambiental e ensino de física: uma possível aproximação
Authors: Freitas, Felipe da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Lucia da Cruz de
metadata.dc.contributor.members: Almeida, Lucia da Cruz de
Costa, Isa
Costa, Eden Vieira
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O ensino de Física vem sofrendo diversas mudanças, principalmente, no que diz respeito aos avanços nas pesquisas destinadas para esse fim. Entrentato, críticas em relação ao ensino dessa disciplina, bem como alto índice de reprovação, podem ser observados cotidianamente no contexto escolar. Diversas são as causas para essa situação. No sentido de apresentar uma proposta educacional contemporânea, voltada à formação do estudante para o exercício pleno da cidadania, esta monografia apresenta uma possível aproximação entre a Física e o Meio Ambiente, a partir da temática poluição das águas, explorando a degradação ambiental e suas consequências nas águas dos rios, lagos, mares e oceanos. Para tal fim, foi proposta uma atividade problematizadora, com o intuito de conscientizar os estudantes sobre os efeitos causados pelas atitudes humanas e também fornecer-lhes meios para uma intervenção consciente em tais problemas. O conteúdo escolar de Física extraído da temática ambiental “poluição das águas” foi o conceito de massa específica. Para o ensino desse conteúdo privilegiamos a abordagem experimental, cujos resultados favorecem a construção do conceito científico e a compreensão do comportamento de determinadas substâncias ao serem lançadas nos recursos hídricos disponíveis em estado líquido no nosso planeta.
metadata.dc.description.abstractother: The teaching of Physics has undergone several changes, especially regarding to advances in research designed for this purpose. However, critics of the teaching of this discipline, such as a high rate of failure, can be seen daily in the school context. There are some causes for this situation. In order to present a contemporary educational proposal, aimed at training students for the full exercise of citizenship, this monograph presents a possible approach between Physics and Environment, from the thematic of water pollution, exploring environmental degradation and its consequences in water of rivers, lakes, seas and oceans. To this end, we propose a problem-based activity, in order to make students aware of the effects caused by human actions and also provide them the means to a conscious intervention in such problem. The school subject of Physics extracted from the environmental theme "water pollution" was the concept of specific mass. For teaching that content we favored the experimental approach. The results favor the construction of scientific concept and understanding the behavior of certain substances to be released on available water resources in the liquid state of our planet.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4916
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