Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4919
Title: A ocupação irregular de encostas como questão sociocientífica para as aulas de física do ensino médio
Authors: Gomes, Fernando Oliveira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Bernardo, José Roberto da Rocha
metadata.dc.contributor.members: Bernardo, José Roberto da Rocha
Costa, Eden Vieira
Martins, Renan Rebeque
Vieira, Rodrigo Drumond
Issue Date: 2015
Abstract: O presente trabalho trata de uma proposta de sequência de ensino para o estudo de conteúdos relativos ao equilíbrio de corpos rígidos. O problema da ocupação irregular de encostas é abordado como tema controverso e estruturador da sequência. As atividades propostas ao longo do texto se apresentam como uma forma privilegiada de contextualização para os conteúdos físicos propriamente ditos ao mesmo tempo em que possibilitam reflexões acerca das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. O processo de contextualização que as atividades desencadeiam visa, principalmente, dar visibilidade às controvérsias que envolvem o tema, tendo como base as tragédias do Morro do Bumba, Angra dos Reis (ambas no ano de 2010) e da Região Serrana do Rio de Janeiro (no ano de 2011). Por conta das características do tema, o referencial que trata da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) na Educação em Ciências foi adotado para tornar a sequência de ensino capaz de pre-parar o aluno para se posicionar de forma crítica frente às questões do cotidiano, seguindo as orientações presentes na maior parte dos documentos oficiais que regulamentam a Educação Básica. Do ponto de vista metodológico, essa proposta lança mão de atividades experimentais simples, guiadas pelos referenciais do Construtivismo e das Atividades Investigativas, com o intuito de promover um aprendizado que parta das concepções do próprio aluno.
metadata.dc.description.abstractother: This paper is a proposal of a learning sequence to teaching the content of rigid body equilibrium. The problem of irregular occupation of hillsides is addressed as a controversial and structuring theme for the sequence. The activities proposed in the text appear as a privi-leged form of contextualization for the actual physical content while enabling reflections about the relationship between science, technology, society and the environment. The contex-tualization process triggered by the activities is designed mainly to give visibility to the con-troversies surrounding the topic, based on the tragedy of Morro do Bumba, Angra dos Reis (both in 2010) and of the Mountain Region of Rio de Janeiro (in 2011). Due the characteris-tics of the theme, the referential that deals with the approach of Socio Scientific Issues (SSI) was adopted to make this learning sequence able to prepare the student to critically take a position when facing everyday issues, as required on the Official Documents of Brazilian Basic Education. On the methological point of view, this proposal use simple experimental activities, guided by the references of Constructivism and Research-like Activities, in order to generate a learning process that starts on the student concepts.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4919
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando da Silva Gomes.pdf948.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.