Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4926
Title: Física Moderna no Ensino Médio: o lúdico no efeito fotoelétrico
Authors: Souza, Carolline Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor: Bruno, Ruth
metadata.dc.contributor.members: Bruno, Ruth
Ponciano, Beatriz Maria Boechat
Almeida, Lucia da Cruz de
Issue Date: 2016
Abstract: Ainda hoje, em pleno século XXI, a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea nas aulas de Física do Ensino Médio tem sido motivo frequente de discussões entre alguns pesquisadores. Apesar de sua reconhecida importância para a compreensão do mundo atual, em que inúmeras aplicações tecnológicas fazem parte do nosso cotidiano, muitos são os problemas que impedem sua efetiva aplicação em sala de aula. A falta de preparo dos professores, o escasso tempo para cumprir um currículo extenso, o baixo nível de proficiência dos alunos, somado ao crescente desinteresse pelas aulas tradicionais, são alguns exemplos das dificuldades enfrentadas pelos professores, que acabam optando por não incluir os conteúdos de Física Moderna em suas aulas. Como consequência, o aluno conclui o Ensino Médio sem a bagagem conceitual necessária para entender os mecanismos envolvidos na maioria dos fenômenos relacionados com as atuais aplicações tecnológicas.Tendo em vista este cenário, este trabalho monográfico tem o objetivo de propor alguns recursos didáticos diferenciados, como estratégia para o ensino de Física, que facilitem o trabalho do professor e sirvam como motivação para inclusão dos conteúdos de Física Moderna na preparação de suas aulas. Tomando como exemplo o Efeito Fotoelétrico e fazendo uso da ludicidade, são sugeridas quatro atividades: uma narrativa ficcional, uma aula com apresentação de slides, um jogo de tabuleiro e um jogo de dominó.
metadata.dc.description.abstractother: Even today, in the XXI century, the inclusion of topics of Modern and Contemporary Physics in high school physics classes has been a frequent source of discussion among some researchers. Despite its recognized importance for understanding the modern world, where numerous technological applications are part of our daily life, there are many problems that prevent its effective application in classroom. The lack of preparation of teachers, the limited time to fulfill an extensive curriculum, the low level of student proficiency, added to the growing lack of interest in traditional classes, are some examples of the difficulties faced by teachers who end up opting not to include the contents of Modern Physics in their classes. As a result, the student completes high school without the conceptual baggage necessary to understand the mechanisms involved in most of the phenomena related to current technological applications. Given this scenario, this monograph aims to propose some different teaching resources as a strategy for teaching physics to facilitate the teacher's work and serve as motivation for the inclusion of modern physics content in preparing their lessons. Taking the example of the photoelectric effect and making use of ludicity, it is suggested four activities: a fictional narrative, a lecture with slide show, a board game and a game of dominoes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4926
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Carolline Souza.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons