Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4928
Title: Explorando a nanociência e nanotecnologia como uma proposta de iniciação à alfabetização científica
Authors: Oliveira, Anderson Machado Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor: Venezuela, Pedro Paulo de Mello
metadata.dc.contributor.members: Venezuela, Pedro Paulo de Mello
Latge, Andrea Brito
Luz, Daisy Maria
Issue Date: 2015
Abstract: A cada dia produtos e conhecimentos estão sendo desenvolvidos, em uma velocidade estrondosa, a partir da Nanociência e da Nanotecnologia. Inúmeras promessas surgem no intuito de melhorar a vida no planeta, até para justificar o alto investimento que é feito na manipulação em nanoescala. Neste contexto, discussões são levantadas a cerca dos impactos sociais, econômicos e ambientais, produzidos pelos nanoconhecimentos, à sociedade que se encontra pouco (ou nada) orientada em relação a esta temática. A Nanociência exige um olhar diferente, uma nova leitura e percepção de tudo que nos cerca. Neste cenário, percebemos que a Alfabetização Científica se faz necessária, uma vez que, dentre outros conceitos, “trata-se do domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para o cidadão desenvolver-se na vida diária” (Chassot 2003). Diante desse avanço nanotecnológico é preciso estar apto para (re) pensar criticamente a natureza, engajando-se na tomada de decisões. É preciso que a sociedade seja alfabetizada cientificamente. Por fim, este trabalho monográfico objetiva, em uma tentativa despretensiosa, propor uma iniciação à Alfabetização Científica a partir da Nanociência e Nanotecnologia.
metadata.dc.description.abstractother: Every day products and expertise are being developed in a thunderous speed, from the Nanoscience and Nanotechnology. Numerous promises arise in order to improve life on the planet, even to justify the high investment that is made in manipulation at the nanoscale. In this context, discussions are raised about the social, economic and environmental impacts produced by nanoconhecimentos, society that finds little (or nothing) oriented in relation to this issue. The Nanoscience requires a different look, a new reading and perception of everything around us. In this scenario, we realize that scientific literacy is necessary, since, among other concepts, "it is the domain of scientific and technological knowledge necessary for citizens to develop in daily life" (Chassot 2003). Given this nanotechnological breakthrough we need to be able to (re) think critically nature, engaging in decision-making. We need scientifically literate society is. Finally, this objective monograph, in an unpretentious attempt to propose an initiation to Scientific Literacy from the Nanoscience and Nanotechnology.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4928
Appears in Collections:IFF - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anderson Oliveira.pdf663.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.