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Title: Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
Authors: Lara, Matheus Alves de Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor: Bernardo, José Roberto da Rocha
metadata.dc.contributor.members: Bernardo, José Roberto da Rocha
Dassie, Bruno Alves
Martins, Renan Rebeque
Soares, Flávia
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho propõe a abordagem do tema “Os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca” em aulas de física. Considerando o seu caráter controverso e a sua reconhecida relevância social, o tema se caracteriza como questão sociocientífica e foi utilizado como eixo estruturante de uma proposta de abordagem do tema através de conteúdos física associados a discussões socialmente relevantes. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que envolveu as perspectivas do letramento científico, das abordagens que levam em conta as relações ciência-tecnologia-sociedade e as questões sociocientíficas, todas vertentes atuais que influenciam a área da Educação em Ciências e os documentos oficiais que orientam sistemas educacionais em vários países. São discutidas as formas de se organizar uma unidade de ensino e as métodos a serem utilizados, considerando o objetivo de deslocar o professor para uma posição de mediador e promotor de debates. Sugere-se, por fim, uma sequência de ensino que se baseia em discussões a partir de textos de jornais, experimentos de montagem simples e de materiais de fácil obtenção, além de pequenos artigos de divulgação. A unidade proposta mobiliza conteúdos relacionados à hidrostática e à hidrodinâmica que se relacionam com o tema. Avalia os estudantes tanto a partir do conhecimento do conteúdo, quanto da capacidade de argumentação em torno de um assunto que não tem resposta única ou ótima. Os estudos realizados e a proposta elaborada permitiram afirmar que o tema é grande mobilizador de debates e instrumento de grande potencial, que a sequência de ensino e este trabalho podem ser importantes referências para a prática docente. É reconhecido, no entanto, que será necessário implementar a proposta para que se tenha a verdadeira dimensão dos seus resultados.
metadata.dc.description.abstractother: This work purposes the aproach of the theme “The underground reservoirs and the floodings in the Grande Tijuca” on physics classes. Considering its controversial character and its acknoleged relevance, the issue fits as a socioscientific issue and was used as a structural axis of a proposed approach of the issue through the associated physics content on socially relevant discussions. In order to do that, it was made a blibliographic researcha from the Scientific Literacy perspective to the Science-Technology-Society and Socioscientific Issues perspective, all the current strands that influence the Science Education field and curricula from several countries. The ways of organizing a teaching unit and the methods to be used are discussed, considering as goal taking the teacher to a position of mediator and promoter of debates. In the end, it is propound a teching sequence that is based on discussions of newspapers (as well as disclosure) articles, simple set up experiments and easy obtaining materials. The presented unit mobilizes hydrostatic and hydrodynamic issue-related contents. It evaluates students as much as to their knowledge of the content, as to their capabilities of argumentation about an issue that has no unique or right answer. The theme is considered a great debate starter and instrument of great potential, also that this work can be an important reference to future teaching. Although, it is recognized that it is recquired to implement the proposal in order to understand its real dimension.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4933
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