Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/497
Title: Alinhamento de valores pessoais e organizacionais: estudo de caso em um sistema de bibliotecas de uma Instituição Federal de Ensino Superior
Authors: Bastos, Vanja Nadja Ribeiro
Vieira, Fernando de Oliveira
Issue Date: 2011
Citation: Bastos, Vanja Nadja Ribeiro; Vieira, Fernando de Oliveira.Alinhamento de valores pessoais e organizacionais: estudo de caso em um sistema de bibliotecas de uma Instituição Federal de Ensino Superior (link is external).In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7., 2011, Rio de Janeiro, Niterói. Anais... Rio de Janeiro: CNEG, 2011.
Abstract: O Objetivo geral desta pesquisa foi identificar se existe alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais, percebidos pelos servidores do Sistema de Bibliotecas universitárias de uma Instituição Federal de Ensino Superior, a fim de contribuir com os gestores em seus processos gerenciais com vistas ao futuro do Sistema. A questão investigativa buscou entender até que ponto alguns valores pessoais e/ou organizacionais dos servidores investigados interferem na cultura organizacional da instituição estudada. Foi selecionado o referencial teórico de Barrett (2006), cujo modelo apresenta níveis de consciência organizacional, baseados na hierarquia de necessidades de Maslow (1954). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso, que aplicou um questionário a 105 indivíduos. Responderam à pesquisa 63,8% (sessenta e três, oito por cento) do universo, ou seja, obteve-se resposta de 67 indivíduos. Os resultados identificaram os principais valores pessoais e organizacionais, segundo a percepção da amostra. As análises mostram a distribuição dos valores escolhidos entre os sete níveis de consciência humana e organizacional e os valores considerados positivos e limitadores para o Sistema de Bibliotecas estudado. As conclusões da pesquisa indicam que os valores atuais encontram-se desalinhados com os valores pessoais dos servidores respondentes e que existe uma relação de valores positivos e limitadores distribuídos nos estágios de consciência em desequilíbrio.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/497
Appears in Collections:SDC - Artigos de periódicos e Trabalhos apresentados em Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bastos, Vanja-Alinhamento de valores pessoais e organizacionais-Evento-2011.pdf439.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.