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Title: Desempenho estudantil: uma análise comparativa entre o ensino básico público e privado do Brasil entre 2013 e 2015
Authors: Miranda, Nathália Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Moreira, Roni Barbosa
metadata.dc.contributor.members: Moreira, Roni Barbosa
Profeta, Graciela Aparecida
Ney, Vanuza Pereira da Silva
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O Brasil se insere no grupo de países em desenvolvimento, cujo sistema de educação é considerado um dos piores comparado a países desenvolvidos e, até mesmo, países com a mesma situação socioeconômica como alguns da América Latina. Neste sentido, o sistema educacional brasileiro vem sendo questionado em relação à qualidade de ensino, em razão dos seus índices de escolaridade considerados críticos, disponibilizados pelo INEP. A análise do censo escolar mostra com clareza que o país caminha com uma educação precária e que o mau desempenho dos alunos está associado a diversos motivos como: condições da escola, qualificação dos professores, participação familiar, desigualdade de renda, moradia, características do aluno, etc. Considerando que os registros se apresentaram muito ruins, o presente trabalho objetivou a analisar os fatores determinantes do desempenho estudantil satisfatório, utilizando como ferramenta o modelo de regressão Múltipla e o modelo de regressão Múltinivel para dar maior robustez aos resultados e mostrar possíveis relações inerentes à qualidade da educação. A análise se baseou em estudar o Ensino Fundamental no Brasil nos anos de 2013 e 2015 e os resultados mostraram que entre as três categorias de análise: Nível Socioeconômico, Infraestrutura Escolar e Contexto Familiar, a Infraestrutura Escolar se mostrou com um impacto menor na nota do aluno e, além disso, o modelo Multinível permitiu que se fizesse uma análise para perceber as diferenças entre as escolas, e de acordo com os resultados encontrados, mais de 20% das variações das notas dos alunos são explicadas pelas diferenças entre as escolas.
metadata.dc.description.abstractother: Brazil is part of the group of developing countries whose education system is considered one of the worst compared to developed countries and even countries with the same socioeconomic situation as some Latin American countries. In this sense, the Brazilian educational system has been questioned in relation to the quality of teaching, due to its indices of critical education, made available by INEP. The analysis of the school census clearly shows that the country is undergoing a precarious education and that poor performance of students is associated with several reasons such as: school conditions, teacher qualifications, family participation, income inequality, housing, student characteristics, etc. Considering that the census records were considered as very bad, the present work aimed to analyze the factors that show the implications for a satisfactory student performance, using as a tool the Multiple regression model and the Multi-level regression model to give greater robustness Results and show possible relationships inherent to the quality of education. The analysis was based on studying primary education in Brazil in the years of 2013 and 2015 and the results showed that among the three categories of analysis: Socioeconomic Level, School Infrastructure and Family Context, School Infrastructure was shown to have a smaller impact on the grade of And, in addition, the Multilevel model allowed an analysis to be made to perceive the differences between the schools, and according to the results found, more than 20% of the variations of the students' grades are explained by the differences between the schools.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5008
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