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Title: Mérito ou merecimento? Uma etnografia dos critérios de avaliação docente de escolas públicas em Campos dos Goytacazes
Authors: Leite, Lucas Loureiro
metadata.dc.contributor.advisor: Mouzinho, Glaucia Maria
metadata.dc.contributor.members: Mouzinho, Glaucia Maria
Freire, Jussara
Scotto, Maria Gabriela
Issue Date: 26-Oct-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as diferentes percepções a respeito dos critérios adotados por docentes de escolas públicas na avaliação de seus alunos, considerando-as a partir de duas categorias analíticas utilizadas no campo: mérito e merecimento. A utilização das duas categorias foi consequência das discussões estabelecidas em projeto de pesquisa relacionado às formas distintas de avaliação discente no campo universitário em um contexto de aplicação das políticas inclusivas, estabelecidas no governo Lula (2003-2010). Enquanto a primeira tem critérios explícitos e universais, relacionadas às avaliações objetivas, a segunda implica em uma abordagem que se caracteriza pela inclusão de variáveis subjetivas, não necessariamente explícitas e universais e relacionadas à trajetória pessoal dos alunos. O campo de pesquisa utilizado foi a observação do cotidiano de duas escolas públicas na cidade de Campos dos Goytacazes / RJ.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5014
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

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