Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5017
Title: Sociologia, arte e recursos didáticos no ensino médio: um diálogo possível
Authors: Coelho, Mariana Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Flávia Mendes
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Flávia Mendes
Lemos, Carlos Eugênio
Malta, Márcio José
Issue Date: 26-Oct-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo deste trabalho era perceber como a arte, de acordo com seus elementos, pode estar presente no ambiente escolar e se fazer de grande valia ao professor a ser utilizado como recurso didático. A sociologia por ser uma disciplina muito recente no currículo escolar obrigatório não dispõe de tantos recursos didáticos aos professores, que ficam muito presos ao livro didático apenas. Este trabalho vem com o esforço de pensar como a arte e seus elementos podem contribuir para o trabalho diário do professor. Este trabalho se baseia na leitura sobre artigos, dissertações e livros que versam sobre a literatura da sociologia e sua intermitência no ensino médio, assim como a construção de seu currículo, e também sobre arte-educação. Para além das leituras, apliquei um questionário a alguns alunos, e entrevistei professores de sociologia da rede estadual de ensino para avaliar diante de suas perspectivas o que eles consideram acerca dessa possibilidade de junção entre a sociologia e arte.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this work was to realize how the art, according with its elements, may be present in the school environment and be very valuable to the teacher being used as a didactic resource. The sociology due it’s a very recent discipline in the mandatory school curriculum, it doesn’t give the teacher much didactic resources to be used, who stay stuck only to didactic books. This work comes with the effort to think how the art and its elements may contribute to the daily work of teachers. This work is based on the readings about articles, dissertations and books which analyze the literature of sociology and its intermittence in the high school, as much as the construction of the its curriculum, and also the art-education. Beyond the reading, I have applied questionnaire to some students, and I interviewed sociology professors of the public teaching system in other to evaluate according to their perspective what they consider about this possibility of getting together the sociology and the art.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5017
Appears in Collections:CSL - Trabalhos de Conclusão de Curso - Campos dos Goytacazes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Mariana Coelho - Versão final!!!!.pdf718.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.