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Title: Passos em falso? Investigação sobre a relação entre o Banco Mundial e o currículo do Ensino Médio
Authors: Alves, Anderson de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Lemos, Carlos Eugênio
metadata.dc.contributor.members: Lemos, Carlos Eugênio
Paiva, Andrea Lúcia da Silva de
Ferreira, Flávia Mendes
Issue Date: 26-Oct-2017
Abstract: O objetivo desse trabalho é demonstrar o resultado da pesquisa feita com o objetivo de compreender, em qual medida os discursos do Banco Mundial, que justificam reformas que adéquam a educação brasileira às exigências do mercado, têm influenciado na seleção de conhecimentos do currículo para o ensino médio. A partir do estudo teórico; da revisão bibliográfica do tema, através de artigos publicados em revistas sobre educação e seminários de pesquisas; e da aplicação do método Análise de Discurso, num dos documentos do Banco Mundial direcionado ao governo brasileiro, e também no texto da Lei 13.415, que realiza a reforma no ensino médio. Foi observado como resultado das relações do país com o Banco, no que diz respeito ao currículo do ensino médio, uma desvalorização dos conhecimentos necessários aos nossos jovens para o exercício da cidadania.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this paper is to present the research on the relations between the World Bank and the high school curriculum. As a result of these relationships, it presents a devaluation of the knowledge necessary for the practice of citizenship, during the process of selection of knowledge for the secondary school curriculum.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5025
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