Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • GGX - Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual - Bacharelado - Niterói
  • GGX - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS
  • GGX - Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual - Bacharelado - Niterói
  • GGX - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Cinema e Audiovisual UFF_Tamir... (11.78Mb)

Collections
  • GGX - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
"OLHE PARA MIM!": A MULHER E AS RELAÇÕES DE PODER ATRAVÉS DO OLHAR, NO CINEMA CLÁSSICO
Vieira, Tamiris Lourenço | Posted on: 31 out. 2017
Abstract
O projeto terá como foco a construção do olhar referente à figura feminina, no cinema clássico narrativo hollywoodiano, e as relações de poder envolvidas nesse processo. Para tal abordagem, partiremos da seguinte dualidade: como a mulher olha versus como a mulher é olhada (no sentido físico). Será, portanto, uma análise imagética, com base principalmente na montagem e na fotografia, do olhar/ponto de vista dos personagens e da câmera sobre a figura feminina, relacionado ao olhar/ponto de vista da personagem feminina sobre os demais personagens. Sendo um dos principais questionamentos que norteará o trabalho a pergunta: como se dá e se constrói essa diferença de olhares, dentro do mesmo filme e de um grupo de filmes relacionados, e quais as suas implicações? Para tanto, serão usados como objeto de análise os filmes protagonizados pela atriz Marlene Dietrich, dirigidos por Josef Von Sternberg, em especial O anjo azul (1930) e Mulher satânica (1935). Como fundamentação teórica, nos pautaremos nas teorias feministas de cinema de autoras como Laura Mulvey, Ann Kaplan, Claire Johnston, Mary Ann Doane, Linda Williams e Esther López
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Olhar
Mulher
Cinema clássico
Marlene Dietrich
Teoria feminista de cinema
Mulher
Cinema
Dietrich, Marlene, 1904-1992
Point of view
Woman
Classic cinema
Marlene Dietrich
Feminist film theory
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5072
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram