"OLHE PARA MIM!": A MULHER E AS RELAÇÕES DE PODER ATRAVÉS DO OLHAR, NO CINEMA CLÁSSICO
Mulher
Cinema clássico
Marlene Dietrich
Teoria feminista de cinema
Mulher
Cinema
Dietrich, Marlene, 1904-1992
Point of view
Woman
Classic cinema
Marlene Dietrich
Feminist film theory
Vieira, Tamiris Lourenço | Posted on:
31 out. 2017
Abstract
O projeto terá como foco a construção do olhar referente à figura feminina, no cinema clássico narrativo hollywoodiano, e as relações de poder envolvidas nesse processo. Para tal abordagem, partiremos da seguinte dualidade: como a mulher olha versus como a mulher é olhada (no sentido físico). Será, portanto, uma análise imagética, com base principalmente na montagem e na fotografia, do olhar/ponto de vista dos personagens e da câmera sobre a figura feminina, relacionado ao olhar/ponto de vista da personagem feminina sobre os demais personagens. Sendo um dos principais questionamentos que norteará o trabalho a pergunta: como se dá e se constrói essa diferença de olhares, dentro do mesmo filme e de um grupo de filmes relacionados, e quais as suas implicações? Para tanto, serão usados como objeto de análise os filmes protagonizados pela atriz Marlene Dietrich, dirigidos por Josef Von Sternberg, em especial O anjo azul (1930) e Mulher satânica (1935). Como fundamentação teórica, nos pautaremos nas teorias feministas de cinema de autoras como Laura Mulvey, Ann Kaplan, Claire Johnston, Mary Ann Doane, Linda Williams e Esther López
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
OlharMulher
Cinema clássico
Marlene Dietrich
Teoria feminista de cinema
Mulher
Cinema
Dietrich, Marlene, 1904-1992
Point of view
Woman
Classic cinema
Marlene Dietrich
Feminist film theory