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Title: Vivenciando experiências no ensino médio utilizando eletroquímica como um tema motivador
Authors: Lopes, Juliana Magalhães de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Canesin, Fátima de Paiva
metadata.dc.contributor.members: Latini, Rose Mary
Côrtes, Carlos Eduardo da Silva
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A química praticada no Ensino Médio ainda dá muita ênfase a um número excessivo de conteúdos, desenvolvidos de forma fragmentada sem estabelecer relações de um conteúdo com outro nem com o contexto social dos alunos, não contribuindo para a inserção do indivíduo em um mundo que está em constante transformação. Neste contexto, é de fundamental importância que na formação básica dos futuros professores as orientações pedagógicas estejam de acordo com as diferentes teorias de aprendizagem, de modo a desenvolver capacidades e habilidades para uma práxis eficiente. Desta forma, faz-se necessário o uso de uma aprendizagem significativa, que significa o processo através do qual uma nova informação (um novo conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva (não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN incluem a Educação Ambiental no sentido de favorecer o engajamento político-social e aponta o professor como “peça” principal desta nova visão da educação voltada para a formação de cidadania. A inclusão de temas ambientais nas aulas de química tem como objetivo a contextualização do conteúdo, permitindo que o aluno perceba o papel social da química, suas aplicações e conseqüências. Assim, a pesquisa foi desenvolvida em dois espaços escolares do município de Niterói e foram planejadas de modo a explorar duas atividades. A primeira atividade foi uma aula expositiva, na forma de slides no programa Power Point, abordando assuntos como oxidação e redução, pilhas, espontaneidade de reações, potencial padrão, eletrólise ígnea e aquosa, o efeito da disposição de metais pesados no ambiente e os problemas com o lixo eletrônico. A segunda atividade uma experimentação sobre o tema gerador, possibilita o desenvolvimento de habilidades e discussões críticas que complementam o processo educacional, fazendo parte do processo ensino-aprendizagem.
metadata.dc.description.abstractother: The chemistry practiced in high school still gives much emphasis to an excessive number of content in a fragmented manner without applying the contents with others or with the social context of the students, not contributing to the inclusion of the individual in the world that is constantly transformation. In this context, it is of fundamental importance that the basic training of future teachers pedagogical guidelines are consistent with the various learning theories in order to develop skills and abilities for effective practice. Thus, it is necessary the use of meaningful learning, which means the process through which new information (new knowledge) relates (non-literal) to the cognitive structure of the learner not arbitrary and substantive way. In addition, the National Curricular Parameters, NCP include environmental education in order to promote the socio-political engagement and points the teacher as the main "part" of this new vision of education for the qualification of citizenship. The inclusion of environmental issues in chemistry classes aims to contextualize the content, allowing the student to realize the social role of the chemical, its applications and consequences. So, the study was conducted in two school spaces of Niterói and were planned in order to explore two activities. The first activity was a lecture in the form of PowerPoint slides program, addressing issues such as oxidation and reduction, batteries, spontaneity of reactions, standard potential, igneous and aqueous electrolysis, the effect of the provision of heavy metals in the environment and the problems with e-waste. The second activity a trial on the theme generator, enable the development of skills and critical discussions that complement the educational process as part of the teaching-learning process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5106
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