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Title: A cachaça como atrativo turístico em Paraty (RJ)
Authors: Alvarenga, Helen
metadata.dc.contributor.advisor: Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
metadata.dc.contributor.members: Fratucci, Aguinaldo César
Trentin, Fábia
Issue Date: 2016
Abstract: A cachaça é o destilado mais consumido no Brasil, considerada a bebida genuinamente brasileira e, contemporaneamente, vem adquirindo um novo status de valoração pelos produtores, governo e consumidores na conjuntura de consumo de bebida de qualidade. Em Paraty (RJ), ela se destaca por sua importância no contexto histórico e cultural do município e também como atrativo turístico. No entanto, apesar de sua valorização e da existência de seis alambiques, não há um produto turístico que explore somente a cachaça. Este trabalho teve como objetivo verificar se há condições de infraestrutura, motivação e produto que permita desenvolver uma proposta de um roteiro em que a cachaça, com sua história e tradição, ofereça aos visitantes uma experiência memorável ao conhecer e interagir com a produção in loco e que se torne mais uma opção cultural para o Turismo de Paraty. Os conceitos utilizados abordam temas como atrativos turísticos e emoções que causam nos turistas, oferta turística, produtos turísticos, economia da experiência, turismo cultural e gastronômico. A pesquisa de natureza exploratória descritiva foi realizada com responsáveis por alambiques e apreciadores de cachaça por meio de observação participante nos alambiques, entrevistas pessoalmente com proprietários de estabelecimentos e virtualmente com apreciadores, sommeliers, bartenders e o público em geral. Verificou-se que há apelo histórico e cultural para motivar visitas integradas com o tema cachaça, que com poucas alterações na infraestrutura os alambiques podem receber o roteiro e que há interesse por parte dos proprietários e de turistas. Portanto, os estudos iniciais indicam que há condições para se fazer um planejamento de um roteiro experiencial tendo como tema a cachaça em Paraty, inserido no Caminho da Estrada Real.
metadata.dc.description.abstractother: Cachaça is the most consumed distillate in Brazil, considered the genuine Brazilian beverage, and has undergone a contemporary process of valorization from the producers, government and consumers in the context of fine quality beverage consume. In Paraty (RJ), it stands out for its importance in the cultural historical context of the city and also as a touristic attractive. However, despite its appreciation and the existence of seven alembics, there isn’t a touristic product that only explore cachaça. The objective of this research was to verify if there are infrastructure conditions, motivations and products that permits a script in which the cachaça with all its history and tradition, allows the visitors to have a memorable experience when knowing and interacting with the production in loco of this beverage and that becomes another cultural touristic option in Paraty. The concepts used were topics such as tourist attractions and emotions, tourism offer, tourist products, experience economy, cultural tourism and gastronomic. The exploratory descriptive research was applied with the alembics in-charge and cachaça connoisseur trough participant observation into alembics, personal interviews with the alembics owners and virtual ones with cachaciadores, sommeliers, bartenders and general public. It was found that there is historic and cultural appeal to motivate incorporated visits with the theme cachaça, that with small changes into the infrastructure the alembic can receive the script and that there is interest from part of the alembics owners and tourist. Therefore, the initial studies indicate the positives conditions to planning a new tourist itinerary with the cachaça as its themes, inserted on Caminho da Estrada Real.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5120
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