Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5135
Title: Implementação de um sistema de gestão de segurança em unidades de ensino de química: estudo de caso do Instituto de Química da UFF
Authors: Novais, Stéfano Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Fontoura, Geraldo André Thurler
metadata.dc.contributor.members: Semaan, Felipe Silva
Araújo, Martha Teixeira de
Issue Date: 6-Nov-2017
Abstract: Os sistemas de gestão vêm auxiliando empreendimentos e organizações do mundo todo a adotarem padrões de qualidade de excelência e reconhecimento internacional. Com a saúde e a segurança do trabalho não é diferente e, conforme a sociedade evolui, atenta-se e discute-se mais este assunto. Nesse contexto, o presente trabalho realizou um estudo de caso da viabilidade de implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho em uma unidade de ensino de química, no caso, o Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense, avaliando as conformidades e não-conformidades do espaço levando-se em conta uma avaliação do espaço físico, de uma consulta com alunos e servidores e de perguntas à Comissão de Segurança do Instituto de Química. Foi possível observar que o Instituto ainda carece de melhorias de sinalização e comunicação interna, além de maior conscientização e treinamento por parte do corpo docente, discente e dos servidores.
metadata.dc.description.abstractother: The management systems have been assisting enterprises and organizations of the whole world to adopt quality standards of excellence and international recognition. With occupational health and safety this is not different and, as society evolves, we note and discuss more this matter. In this context, the present work realized a case study of the viability of implementation of an occupational health and safety management system in a unit of chemistry teaching, in this case, the Chemistry Institute of the Universidade Federal Fluminense, evaluating the conformity and non-conformity of the space taking into account an evaluation of the physical space, a consultation with the students and workers and questions to the Safety Committee of Chemistry Institute. It was possible to attempt that the Institute still need a better signalization and internal communication, addition to increased awareness and training on the part of faculty, students and servers.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5135
Appears in Collections:GGQ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_StefanoAraujoNovais.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.