Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5136
Title: Conhecendo a química desde pequenininho (Inserções da química nas séries iniciais do ensino fundamental)
Authors: Santos, Amaríllis Marriel
metadata.dc.contributor.advisor: Chinelli, Maura Ventura
metadata.dc.contributor.members: Salomão, Simone Rocha
Côrtes, Carlos Eduardo da Silva
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho teve como objetivo mostrar a necessidade de mudança na preparação de professores do ensino básico inicial para tratar de conhecimentos químicos em suas aulas com crianças. O referencial teórico utilizado foi a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. Apresentam-se diversos experimentos de Química para o Ensino Fundamental, aplicados a crianças e a professores. A avaliação de mérito e de impacto das oficinas realizadas mostra que tanto alunos quanto professores tiveram atitude positiva com relação à proposta, apontando que houve a aprendizagem por meio dos experimentos e que estes obtiveram o resultado desejado.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to show the need for change teachers preparation for basic education that deal with chemical knowledge in their classes with children. The theoretical framework was the Meaningful Learning Theory, from David Ausubel. Several experiments are presented in Chemistry for Elementary Education applied to children and teachers. Merits and workshops impacts evaluation show that both students and teachers had a positive attitude toward the proposal, indicating that there was learning through experimentation and that their expected result were achieved.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5136
Appears in Collections:QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia VERSÃO FINAL.pdfTCC-Amaríillis Marriel dos Santos1.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons