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Title: Megaeventos e produção do espaço do Rio de Janeiro - Análise da expansão do território turístico carioca
Authors: Rito, Pedro Henrique Sobral
metadata.dc.contributor.advisor: Fratucci, Aguinaldo Cesar
metadata.dc.contributor.members: Duraes, Natasha Ribeiro Bantim
Moraes, Claudia Correa de Almeida
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Ao longo de sua história, o Rio de Janeiro passou por dois momentos de profundas reestruturações urbanas. Alguns pontos se mostraram comuns entre esses dois recortes temporais: a busca pela modernidade da cidade, a captação de visitantes e recursos para a cidade e sediar grandes eventos na cidade, como justificativa para tais intervenções urbanas. Além desses pontos apresentados, uma lógica parece também estar por trás das ações levadas a cabo na cidade: o interesse dos agentes econômicos em valorizar determinadas áreas do solo urbano. Analisando o turismo como um fenômeno complexo e multifacetado, esse trabalho se propôs a estudar as intervenções urbanísticas realizadas na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX e as novas reestruturações urbanas para os grandes eventos esportivos ocorridos na última década, sob a visão dos agentes de mercado e seu impacto para a expansão do território turístico da cidade, principalmente após a década de 1990. Para tanto, se baseou em uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos do fenômeno turístico, os agentes promotores da atividade e a história da cidade no contexto dos grandes eventos realizados. A parte empírica do trabalho se baseou na análise de dados estatísticos referentes as taxas de ocupação dos hotéis na região da Barra da Tijuca, junto com as previsões de novas unidades habitacionais instaladas na região, como forma de mapear o crescimento do território turístico do Rio de Janeiro.
metadata.dc.description.abstractother: Throughout his history, Rio de Janeiro has undergone two moments of deep urban restructuring. Some points were common between these two temporal cuts: the search for modernity of the city, the capture of visitors and resources for the city and host major events, as a justification for such urban interventions. In addition to these points, a logic also seems to be behind the actions carried out in the city: the interest of economic agents in valuing certain areas of urban land. Analysing tourism as a complex and multifaceted phenomenon, this study aimed to understand the urban interventions carried out in the city of Rio de Janeiro, at the beginning of the 20th century and the new urban restructurings for the major sporting events that occurred in the last decade, under the vision of Market agents and their impact on the expansion of the city's tourist territory, especially after the 1990s. This work was based on a bibliographical research on the concepts of tourism phenomenon, the promoting agents from the activity and the history of the city in the context of Major events held. The empirical part of the study was based on the analysis of statistical data on hotel occupancy rates in the Barra da Tijuca region, among with the predictions of new hotel units installed in the region, as a way of mapping the growth of the tourist territory of Rio de Janeiro.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5161
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