Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5168
Title: Prazer e sofrimento no trabalho: um estudo no front-office hoteleiro
Authors: Souza, Beatriz Santos Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues
Santos, Lucia Oliveira da Silveira
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: As influências que o trabalho exerce sobre o indivíduo, seja de maneira positiva ou negativa, vêm sendo amplamente estudadas nos dias atuais. As organizações, na corrida pelo capital, tendem a explorar e controlar seus trabalhadores progressivamente, de maneira mais sofisticada e subjetiva. Na hotelaria, que depende fundamentalmente do fator humano em todas as instâncias, isso não é diferente. Portanto, procura-se entender como essa dinâmica de trabalho é capaz de afetar os indivíduos em várias instâncias. Diante do exposto, esse trabalho tem por objetivo geral identificar como as relações e condições de trabalho no front office hoteleiro influenciam a percepção de prazer e sofrimento dos funcionários no trabalho. Esta análise foi possível por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa de campo, buscaram-se trabalhadores de hotéis econômicos e midscales da cidade do Rio de Janeiro. Após a realização da pesquisa de campo, os dados foram submetidos a uma análise qualitativa que deram origem as seguintes categorias: Ambiente de trabalho, Desvio de função, Realização profissional, Programa de recompensas, O sujeito além do trabalho e Gestão inapta. Por meio das análises, foi possível concluir que, por tratar-se de um assunto subjetivo, é extremamente difícil quantificar a incidência de prazer e sofrimento no trabalho, contudo, é notável, assim como prevê a Psicodinâmica do Trabalho, que esses dois elementos encontram-se profundamente imbricados, fato que permite o indivíduo experimentar relações de prazer e sofrimento concomitantemente, quando se depara com o “real” do trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: The effects of labour on the individual, whether in a positive or negative way, are being widely studied in the present day. Organisations, on the race for capital, tend to progressively exploit and control their workers, in a more sophisticated and subjective way. The hospitality sector, which depends fundamentally on human factors in all instances, is no different. This study seeks to understand, therefore, how these practises affect the workers in this industry and their lifestyle. This work also aims to identify how the working relationships and conditions of work in a hotel front-office influence the perception of pleasure and suffering of employees at work. This analysis was possible through bibliographical and field research. In the field research, workers from budget and midscale hotels of the city of Rio de Janeiro were sought. After conducting the field research, the data was submitted to a qualitative analysis that gave rise to the following categories of analysis: Work environment, Deviation of function, Professional achievement, Rewards program, The subject outside of work and Ineptmanagement. Through the analysis, it was possible to conclude that since it is a subjective matter, it is extremely difficult to quantify the incidence of pleasure and suffering in the workplace, however, it is remarkable, as predicted by the Psychodynamics of Work, that these two elements are deeply interwoven, a fact that allows the individual to experience relations of pleasure and suffering at the same time when confronted with the "real" work.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5168
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ SANTOS CARDOSO DE SOUZA.pdf4.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.