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Title: A hospitalidade em meios de hospedagem pet friendly: uma análise em hotéis da zona sul do Rio de Janeiro
Authors: Santos, Julianne Yasmin Farias dos
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Renata Garatino de Abreu
metadata.dc.contributor.members: Lohmann, Paula Bastos
Fonseca Filho, Ari da Silva
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Com o estreitamento nas relações entre homens e animais e a atividade turística acontecendo em nível global, surge um novo público que busca realizar viagens acompanhado de seu pet. Para alcançar esta demanda, diferentes estabelecimentos se adaptaram e se tornaram pet friendly, dentre eles, os empreendimentos hoteleiros, que visam acolher o viajante que necessita de um alojamento. Diante deste cenário, o presente trabalho busca apresentar um panorama geral dos meios de hospedagem pet friendly, com enfoque nos hotéis da zona sul do Rio de Janeiro para analisar a hospitalidade. Por meio de procedimentos metodológicos quantitativo e qualitativo, que envolveram a aplicação de formulários online, a realização de uma entrevista com uma turista que sempre viaja com seus animais, a análise das páginas dos hotéis na internet e a utilização da técnica de cliente oculto, buscou-se verificar a hospitalidade baseando-se nas relações entre os tempos hospedar, receber, alimentar, entreter nos espaços comercial e virtual. Além disso, notou-se importante apresentar o selo de classificação dos meios de hospedagem pet friendly desenvolvido pela empresa brasileira Turismo 4 Patas. Considerou-se verificar a concepção dos donos quanto às exigências que os hotéis devem oferecer para desempenhar positivamente o papel como pet friendly. A pesquisa quantitativa revelou, em âmbito geral, a insatisfação desses donos quanto à infraestrutura oferecida, e quanto aos padrões e portes de animais permitidos. Ademais, observou-se mediante a técnica do cliente oculto, que os hotéis da zona sul do Rio de Janeiro em sua maioria são hospitaleiros somente para com a demanda que se enquadra nos padrões estabelecidos pela empresa.
metadata.dc.description.abstractother: With the narrowing in the relationship between human and animals and the touristic activity happening around the whole word, a new kind of public appears looking for traveling with their pets. To reach this demand, several establishments adapted themselves becoming pet friendly, being among them the hotel entrepreneurs that expect to host the traveler in need of accommodation. With that being said, this study aims to present a general panorama of the pet friendly accommodations, focusing on the hotels located at the south zone of Rio de Janeiro, to analyze their hospitality. Through quantitative and qualitative methodological processes, involving online forms, interview with a tourist who usually travels with pets, analysis of hotel's online pages and usage of the mystery shopping technique, the study intended to verify the hospitality based on the relation among the times hosting, receiving, feeding and entertaining on commercial and virtual environments. Besides that, the classification seal of pet friendly accommodations, created by the Brazilian company Turismo 4 Patas, was considered important to be presented. The conception of the pet's owners was verified considering the requirements that hotels must offer to play the positive role as pet friendly. The quantitative research reveled, in general, the discontentment that pet's owners have regarding the offered infrastructure and the standard rules of size for allowed animals. By the mystery shopping technique, it was possible to sense that accommodation establishments at south zone of Rio de Janeiro are mostly hospitable only if the demand meets the standards established by the company.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5169
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