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Title: The New World Guides to the Latin American Republics: O turismo pelo olhar da política da boa vizinhança
Authors: Silva, Fabiola Araujo da
metadata.dc.contributor.advisor: Guimarães, Valéria Lima
metadata.dc.contributor.members: Monteiro, João Evangelista Dias
Santos, Flávio Andrew do Nascimento
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A segunda grande guerra começara e os Estados Unidos ansiavam por estreitar laços comerciais e culturais com a América Latina. O governo brasileiro, sediado na cidade do Rio de Janeiro, por sua vez vislumbrou nessa aproximação o momento ideal para promover-se como o país do futuro e divulgar sua imagem. Essa perspectiva histórica norteia o objetivo geral deste trabalho que é demonstrar a utilização do turismo pela política da Boa Vizinhança e analisar a descrição da cidade do Rio de Janeiro no guia “The New World to the Latin American Republics – Volume III”, produzido pelo Escritório de Assuntos Inter-americanos (EAI), do governo dos Estados Unidos, destacando que o EAI desejava que o público americano do norte soubesse sobre a então capital federal. Para alcançar este objetivo foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: contextualizar o período no qual o guia foi elaborado; analisar a atuação do EAI como um todo; investigar os itens na referida publicação e os discursos produzidos sobre a América Latina. A nossa principal fonte de análise, o guia The New World to the Latin American Republics – Volume III integra uma série de guias criada pelo Escritório de Assuntos Inter-americanos para suprir a necessidade de informações práticas sobre os países latino-americanos. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e análise de fonte primária.
metadata.dc.description.abstractother: The World War II had begun and the United States longed to strengthen commercial and cultural ties with Latin America. The Brazilian government, headquartered in the city of Rio de Janeiro, for its part took this approach as the ideal moment to be publicized as the country of the future and to promote its picture abroad. This historical perspective guides the general objective of this work, which is to demonstrate the use of tourism by the Good Neighbor policy and to analyze the description of the city of Rio de Janeiro in the guide "The New World to the Latin American Republics - Volume III", produced by the Office of Inter-American Affairs (an US Government agency), stressing that OIAA wanted the north American public to know about the then brazilian federal capital. To achieve this purpose, the following specific objectives were developed: to contextualize the period in which the guide was organized; Analyze the performance of the EAI as a whole; To investigate the items included in this publication and the speeches produced on Latin America. Our main source of analysis, The New World Guide to the Latin American Republics - Volume III, includes a series of guides created by the Office of Inter-American Affairs to address the need for practical information on Latin American countries. The methodology was based on bibliographic research and primary source analysis.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5186
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