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Title: Turismo Otaku : nova tendência de turismo sob o olhar dos otakus no bairro da Liberdade, em São Paulo
Authors: Brazo, Dionísio de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Godoy, Karla Estelita
Ferreira, Helena Catão Henriques
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O Turismo Otaku é uma segmentação emergente no Japão, em que os otakus se deslocam a fim de terem contato com o patrimônio japonês veiculado nas animações japonesas. Embora não sejam veiculadas imagens do Brasil nos animês, identificamos que o grupo otaku pode realizar turismo para terem contato com seus pares e com produtos do pop japonês, sendo a mais comum a participação em eventos animês. Propondo o bairro da Liberdade, em São Paulo, como um espaço de socialização para o grupo e diversificação de pesquisas na área do turismo, este trabalho consiste em um estudo exploratório de natureza quantitativa e qualitativa que procura responder à seguinte questão problema: “de que forma os sujeitos que compõem o grupo otaku residentes fora da cidade de São Paulo escolhem o bairro da Liberdade como principal motivação da viagem?”. Para tal, traçamos como objetivo geral desenvolver um estudo acerca do turismo no bairro da Liberdade, em São Paulo, tendo em vista o grupo otaku e sua interação com a cultura pop japonesa. O processo metodológico de coletas de dados a fim de responder a questão problema consistiu na observação direta em campo e em dois questionários aplicados em meio virtual no qual identificamos, no primeiro, turista em potencial, e, no segundo, turistas efetivos. Os resultados revelam o bairro da Liberdade como um pedaço otaku, que devido a seus elementos culturais que remetem ao oriente motivam os otakus a visitarem o bairro interagindo com os produtos do pop japonês e com a gastronomia.
metadata.dc.description.abstractother: Otaku Tourism is an emerging market segmentation in Japan, in which otakus move in order to have contact with Japanese heritage shown in Japanese animations. Although we do not display Brazilian images in anime, we have identified that the otaku group can carry out tourism to have contact with their peers and Japanese pop products, being the most common participation in anime events. Proposing the district of Liberdade, in São Paulo, as a socialization space for the group and diversification of research in the area of tourism, this work consists of an exploratory study of a quantitative and qualitative nature that seeks to answer the following problem question: "How does subjects that compose the otaku group living outside the city of São Paulo choose the Liberdade neighborhood as the main motivation of the trip?” To do this, we have as a general objective, a study on tourism in the district of Liberdade, in São Paulo, focusing on the group and its interaction with a Japanese pop culture. The methodological process of data collection in order to answer the problem question consisted of field observation and two virtual questionnaires in which we first identified the potential tourist and the second effective tourist. The results reveal the Liberdade district as an otaku piece, which due to its cultural elements that make mention of the East, motivates the otakus to visit Liberdade interacting with Japanese pop products and gastronomy.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5187
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