Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/521
Title: O problema da documentação para a história da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos
Authors: Dassie, Bruno Alves
Issue Date: 2012
Publisher: UESB
Citation: DASSIE, B. A. O problema da documentação para a história da Educação Matemática: localização, acesso, organização, manutenção e utilização de documentos históricos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, I, 2012, Vitória da Conquista. Anais ... Vitória da Conquista: UESB, 2012. CD ROM.
metadata.dc.relation.ispartof: Anais do I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (I ENAPHEM)
Abstract: Nesse texto apresento reflexões sobre a temática desta mesa redonda, elaboradas a partir de experiências que estão sendo realizadas em pesquisas no campo da História da Educação Matemática, desde o curso de Mestrado até as produções recentes após vinculo com a Universidade Federal Fluminense. Em particular, trato dos documentos pessoais em arquivos pessoais, com características públicas e privadas; livros didáticos e possibilidades de diferentes usos como fonte; e, por fim, a utilização de Diários Oficiais para além de recurso consultivo de legislações. Quanto aos documentos pessoais, considero no texto as relações entre os aspectos de sua organização e a constituição do acervo e a produção decorrente do uso dessas fontes. Tomo como exemplo, os trabalhos no Arquivo Gustavo Capanema, no Arquivo Pessoal Euclides Roxo e na organização do Arquivo Pessoal Tiago Ferreira da Costa, com documentos do Colégio São Bento do Rio de Janeiro datados entre o final da década de 1960 e início da década de 1970. O livro didático, considerado aqui com suporte material em forma de livro, é tratado como fonte para o campo de pesquisa considerando suas relações com os programas de ensino, sua circulação e produção no Brasil. Destaco, em particular, os elementos paratextuais como recuso para pesquisas no campo, e aspectos das políticas públicas relacionadas com a Comissão Nacional do Livro Didático após a gestão de Gustavo Capanema. Finalizo o texto, apontando possibilidades de uso dos Diários Oficiais para além de recurso consultivo de legislações.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/521
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENAPHEM_2012_DASSIE.pdf528.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.