Metadata
Show full item record
EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E SEU ATENDIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR DO MUNICÍPIO DE MACAÉ
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncionais
Educação especial
Macaé - RJ
Special education
Inclusive education
Multifunctional resource room
Fonseca, Daniela Santos de Souza da | Posted on:
2014
Abstract
O presente trabalho visa apresentar a trajetória da Educação Especial
no Brasil e sua evolução com reformulações de Leis e Decretos na construção
de políticas publicais educacionais inclusivas, que promove propostas
pedagógicas para assegurar o acesso das pessoas com necessidades
educacionais especiais nas escolas da rede pública de ensino. O programa
definido Sala de Recursos Multifuncionais, tem um papel importante nas
escolas públicas que são contempladas com esse programa, pois tem como
principal objetivo oferecer AEE- atendimento educacional especializado para os
alunos público alvo da educação especial. O estudo de cunho descritivo,
procura mostrar a análise dos dados da pesquisa de campo realizada com a
coordenadora do setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de
Educação, gestores e professores que atuam nas classes comuns de ensino
regular e salas de recursos multifuncionais nas escolas do município de Macaé.
Com as coletas de dados podemos ressaltar que, mesmo com as mudanças
ocorridas através da efetivação das políticas públicas educacionais,ainda são
necessárias algumas ações para ampliação do processo de uma educação
pública de qualidade para várias crianças e adolescentes com deficiência
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Educação especialEducação inclusiva
Sala de recursos multifuncionais
Educação especial
Macaé - RJ
Special education
Inclusive education
Multifunctional resource room