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Title: Os acidentes motociclísticos na (i)mobilidade do capital. Um estudo sobre Rio das Ostras
Authors: Vieira, Cleidys Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Silva Junior, Edson Teixeira da
metadata.dc.contributor.members: Soares, Maria Raimunda Penha
Teixeira, Bruno Ferreira
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O número de acidentes de trânsito com vítimas cresceu nas últimas décadas, sendo um dos principais indicadores os que envolvem motocicletas, por sua utilização como meio de transporte individual ou instrumento de trabalho, disputando os espaços nas malhas viárias dos estados e municípios. Para compreender os motivos que levam a esse crescimento fez-se necessário pesquisar acerca do processo de desenvolvimento urbano, buscando as suas vinculações com os fatores políticos, econômicos e sociais. Descobriu-se que a reprodução e acumulação do capital foi determinante para a conformação dos espaços urbanos, com um Estado agindo de modo ineficiente para atender à mobilidade urbana e mitigar as ocorrências de acidentes motociclísticos. O alto custo desses acidentes perpassa por várias políticas públicas, causando impactos para o próprio Estado e sociedade, restando ao capital os lucros advindos da venda das motocicletas. A periodicidade nas ações preventivas e de fiscalização pelos órgãos de segurança não garante a redução das incidências de irregularidades e de acidentes no trânsito, havendo a percepção de que devem ser ampliadas, através de uma constante intervenção
metadata.dc.description.abstractother: The number of traffic accidents with victims has grown in recent decades, one of the main indicators involving motorcycles, for its use as a means of personal transport or working tool, vying for road space in the meshes of the states and municipalities. To understand the reasons that lead to this growth has been necessary to research about the process of urban development, seeking their linkages with the political, economic and social. It turned out that the reproduction and accumulation of capital was crucial for the shaping of urban spaces, with a State acting inefficiently to meet urban mobility and mitigate instances of motorcycle accidents. The high cost of these accidents permeates various public policies, causing impacts to their own state and society, leaving the capital profits from the sales of motorcycles. The periodicity in preventive and surveillance by security agencies do not guarantee the reduction of incidences of irregularities and traffic accidents, there is a perception that should be expanded, through constant intervention
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5253
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