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DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE CONCRETO PERMEÁVEL PARA UTILIZAÇÃO EM BLOCOS INTERTRAVADOS PARA ESTACIONAMENTOS
Botteon, Letícia Machado | Publicado en: 2017
Resumen
Esta pesquisa teve por finalidade estudar concretos permeáveis para uso em blocos intertravados para pavimentação de estacionamentos. Com a escassez de pesquisas em âmbito nacional, se fez necessário primeiramente aprofundar os conceitos envolvidos sobre o assunto. Em seguida, iniciou-se a busca por uma mistura de concreto permeável de cimento Portland que atendesse aos requisitos mínimos para o uso de blocos intertravados em estacionamentos, por meio da realização de ensaios laboratoriais de caracterização mecânica e hidráulica para três diferentes misturas com variação no método de compactação e adição de areia em um dos traços. A caracterização mecânica foi realizada com base em ensaios de resistência à compressão uniaxial e tração indireta por compressão diametral. De cada composição foram determinadas a permeabilidade com uso de um permeâmetro de carga variável, assim como os parâmetros que caracterizam o concreto permeável, como índice de vazios, porcentagem de vazios comunicantes, massa específica do concreto fresco e endurecido, absorção, abatimento e perda de massa no ensaio de cântabro. Obteve-se concretos com permeabilidade variando de 0,13cm/s a 0,90cm/s, resistência à compressão de até 23,8MPa e resistência à tração por compressão diagonal de até 2,49MPa, absorção de aproximadamente 5%, índice de vazios variando de 0,21 a 0,45 e vazios comunicantes de 0,15 a 0,42. Em nenhuma das misturas obteve-se resistência à desagregação significativa. Melhores resultados foram obtidos com o método de compactação mecânico com 10 segundos/camada em duas camadas com substituição de 7% da massa do agregado graúdo por areia. Os concretos permeáveis apresentaram índices de condutividade hidráulica suficientes para o uso em estacionamentos, porém, as resistências à compressão foram inferiores ao necessário, assim como, o concreto não apresentou resistência à abrasão no ensaio de cântabro.
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Editora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Sujeta/Sujeto(s)
Concreto
Poroso
Drenante
Resistência
Permeabilidade
Concreto
Permeabilidade do concreto
Tecnologia da construção
Concrete
Pervious
Porous
Mechanical strength
Permeability
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5255
Término de licencia
CC-BY-SA
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