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DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE CONCRETO PERMEÁVEL PARA UTILIZAÇÃO EM BLOCOS INTERTRAVADOS PARA ESTACIONAMENTOS
Poroso
Drenante
Resistência
Permeabilidade
Concreto
Permeabilidade do concreto
Tecnologia da construção
Concrete
Pervious
Porous
Mechanical strength
Permeability
Botteon, Letícia Machado | Postado em:
2017
Resumo
Esta pesquisa teve por finalidade estudar concretos permeáveis para uso em blocos intertravados para pavimentação de estacionamentos. Com a escassez de pesquisas em âmbito nacional, se fez necessário primeiramente aprofundar os conceitos envolvidos sobre o assunto. Em seguida, iniciou-se a busca por uma mistura de concreto permeável de cimento Portland que atendesse aos requisitos mínimos para o uso de blocos intertravados em estacionamentos, por meio da realização de ensaios laboratoriais de caracterização mecânica e hidráulica para três diferentes misturas com variação no método de compactação e adição de areia em um dos traços. A caracterização mecânica foi realizada com base em ensaios de resistência à compressão uniaxial e tração indireta por compressão diametral. De cada composição foram determinadas a permeabilidade com uso de um permeâmetro de carga variável, assim como os parâmetros que caracterizam o concreto permeável, como índice de vazios, porcentagem de vazios comunicantes, massa específica do concreto fresco e endurecido, absorção, abatimento e perda de massa no ensaio de cântabro. Obteve-se concretos com permeabilidade variando de 0,13cm/s a 0,90cm/s, resistência à compressão de até 23,8MPa e resistência à tração por compressão diagonal de até 2,49MPa, absorção de aproximadamente 5%, índice de vazios variando de 0,21 a 0,45 e vazios comunicantes de 0,15 a 0,42. Em nenhuma das misturas obteve-se resistência à desagregação significativa. Melhores resultados foram obtidos com o método de compactação mecânico com 10 segundos/camada em duas camadas com substituição de 7% da massa do agregado graúdo por areia. Os concretos permeáveis apresentaram índices de condutividade hidráulica suficientes para o uso em estacionamentos, porém, as resistências à compressão foram inferiores ao necessário, assim como, o concreto não apresentou resistência à abrasão no ensaio de cântabro.
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Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoPublicador
Universidade Federal Fluminense
Assunto(s)
ConcretoPoroso
Drenante
Resistência
Permeabilidade
Concreto
Permeabilidade do concreto
Tecnologia da construção
Concrete
Pervious
Porous
Mechanical strength
Permeability