• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • HEDUMAT - História e Educação Matemática - Niterói
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • FEUFF - Faculdade de Educação
  • HEDUMAT - História e Educação Matemática - Niterói
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
HORIZONTES_2007_SOARES.pdf (145.3Kb)

Sim
Collections
  • HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
INSTRUÇÃO PÚBLICA E DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA NA VIRADA DO SÉCULO XVIII PARA O XIX
Soares, Flávia dos Santos | Posted on: 2007
Abstract
Nota-se atualmente um crescimento no número de trabalhos que tratam da história do ensino de matemática no Brasil. Retratando a história do ensino de matemática em suas múltiplas vertentes, poucos são, entretanto, os estudos que enfocam a figura do professor de matemática e aspectos relacionados à profissão docente. Este texto pretende abordar algumas dessas questões na passagem do século XVIII para o século XIX, considerando as normas para recrutamento e seleção de professores de primeiras letras no Brasil advindas das reformas pombalinas. Por meio da análise dos exames realizados no Rio de Janeiro tem-se como objetivo verificar quais as exigências para o exercício do magistério bem como quais os conteúdos de matemática estavam presentes nas provas, compreendendo a prática dos concursos como um dos instrumentos para avaliar, modelar e caracterizar a profissão de professor no Brasil e, em particular, daquele professor que ensinava matemática na passagem do século.
[Texto sem Formatação]
Document type
Anais de Evento
Publisher
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP
Note
8p. ISSN 2318-1540.
Source
SOARES, F. S. Instrução Pública e docência de Matemática na virada do século XVIII para o XIX. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, p. 9-16, jan. /jun. 2007. Disponível em: <http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75269025/horizontes+volume+25+numero+01+2007.htm>.
Subject(s)
Instrução pública
Seleção de professores
Ensino de matemática
Public instruction
Teacher’s selection
Mathematics teaching
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/526
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram