INSTRUÇÃO PÚBLICA E DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA NA VIRADA DO SÉCULO XVIII PARA O XIX
Seleção de professores
Ensino de matemática
Public instruction
Teacher’s selection
Mathematics teaching
Soares, Flávia dos Santos | Posted on:
2007
Abstract
Nota-se atualmente um crescimento no número de trabalhos que tratam da história do ensino de matemática no
Brasil. Retratando a história do ensino de matemática em suas múltiplas vertentes, poucos são, entretanto, os estudos
que enfocam a figura do professor de matemática e aspectos relacionados à profissão docente. Este texto pretende
abordar algumas dessas questões na passagem do século XVIII para o século XIX, considerando as normas para
recrutamento e seleção de professores de primeiras letras no Brasil advindas das reformas pombalinas. Por meio da
análise dos exames realizados no Rio de Janeiro tem-se como objetivo verificar quais as exigências para o exercício
do magistério bem como quais os conteúdos de matemática estavam presentes nas provas, compreendendo a prática
dos concursos como um dos instrumentos para avaliar, modelar e caracterizar a profissão de professor no Brasil e,
em particular, daquele professor que ensinava matemática na passagem do século.
[Texto sem Formatação]
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Document type
Anais de EventoPublisher
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP
Note
8p. ISSN 2318-1540.Source
SOARES, F. S. Instrução Pública e docência de Matemática na virada do século XVIII para o XIX. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, p. 9-16, jan. /jun. 2007. Disponível em: <http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75269025/horizontes+volume+25+numero+01+2007.htm>.Subject(s)
Instrução públicaSeleção de professores
Ensino de matemática
Public instruction
Teacher’s selection
Mathematics teaching