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Title: Instrução Pública e docência de Matemática na virada do século XVIII para o XIX
Authors: Soares, Flávia dos Santos
Issue Date: 2007
Publisher: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, Itatiba/SP
Citation: SOARES, F. S. Instrução Pública e docência de Matemática na virada do século XVIII para o XIX. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, p. 9-16, jan. /jun. 2007. Disponível em: <http://www.usf.edu.br/publicacoes/edicoes-exibir/75269025/horizontes+volume+25+numero+01+2007.htm>.
metadata.dc.relation.ispartof: Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, p. 9-16, jan. /jun. 2007
Abstract: Nota-se atualmente um crescimento no número de trabalhos que tratam da história do ensino de matemática no Brasil. Retratando a história do ensino de matemática em suas múltiplas vertentes, poucos são, entretanto, os estudos que enfocam a figura do professor de matemática e aspectos relacionados à profissão docente. Este texto pretende abordar algumas dessas questões na passagem do século XVIII para o século XIX, considerando as normas para recrutamento e seleção de professores de primeiras letras no Brasil advindas das reformas pombalinas. Por meio da análise dos exames realizados no Rio de Janeiro tem-se como objetivo verificar quais as exigências para o exercício do magistério bem como quais os conteúdos de matemática estavam presentes nas provas, compreendendo a prática dos concursos como um dos instrumentos para avaliar, modelar e caracterizar a profissão de professor no Brasil e, em particular, daquele professor que ensinava matemática na passagem do século.
metadata.dc.description.abstractother: It’s been noticed, for some time now, a growth in the number of works that deal with the history of mathematics’ education in Brazil. Portraying this history in its multiple facets, there are, however, very few works that focus on the figure of the mathematics’ teacher and aspects related to the teaching profession. This paper intends to approach some of these issues in the turn of the XVIII century, considering the norms for conscription and selection of first letters teachers in Brazil that took place following the pombalinas reforms. By means of the analysis of the examinations carried through in Rio de Janeiro, it’s the goal here to verify which the requirements for the mathematics teaching profession were at that time as well as the contents of the mathematics examination, understanding the examination practice as one of the instruments to evaluate, shape, and to characterize the profession of teacher in Brazil, and, in particular, of that teacher who taught mathematics in the turn of the XVIII century.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/526
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