Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/527
Title: Seleção de Professores de Matemática no Colégio Pedro II durante o Império
Authors: Soares, Flávia
Issue Date: 2007
Publisher: ANPED
Citation: SOARES, F. S. Seleção de Professores de Matemática no Colégio Pedro II durante o Império. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30, 2007, Caxambu. Anais ... Rio de Janeiro: ANPED, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT19-2908--Int.pdf>.
metadata.dc.relation.ispartof: Anais da 30a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
Abstract: Na tentativa de investigar a realidade histórica do ensino de matemática, questionam-se que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional do professor e de suas práticas e a partir de quais elementos pode-se examinar de maneira mais rigorosa as questões relativas ao acesso à profissão de professor de Matemática no Brasil. Um desses elementos são as provas de concursos que se acredita serem capazes de revelar quais as exigências para o exercício do magistério, e trazer à tona questões de importância a respeito da concepção da época em relação ao papel do professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. Este trabalho enfatiza o conteúdo das provas, as exigências formais e as habilidades medidas nos exames para os cargos professor de matemática e quais as referências adotadas para esta escolha. Este texto se concentra na análise de exames de concursos para os cargos de professor de matemática da principal instituição de ensino secundário do Brasil na época do império, o Colégio Pedro II.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/527
Appears in Collections:HEDUMAT - Artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANPED_2007_SOARES.pdf202.53 kBAdobe PDFView/Open
ANPED_2007_SOARES_resumo.pdfresumo44.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.