SELEÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO COLÉGIO PEDRO II DURANTE O IMPÉRIO
Soares, Flávia | Posted on:
2007
Abstract
Na tentativa de investigar a realidade histórica do ensino de matemática, questionam-se
que tipos de instrumentos podem ser utilizados para reconstruir a trajetória profissional
do professor e de suas práticas e a partir de quais elementos pode-se examinar de
maneira mais rigorosa as questões relativas ao acesso à profissão de professor de
Matemática no Brasil. Um desses elementos são as provas de concursos que se acredita
serem capazes de revelar quais as exigências para o exercício do magistério, e trazer à
tona questões de importância a respeito da concepção da época em relação ao papel do
professor, aos conteúdos que deveria ensinar, entre outros aspectos. Este trabalho
enfatiza o conteúdo das provas, as exigências formais e as habilidades medidas nos
exames para os cargos professor de matemática e quais as referências adotadas para esta
escolha. Este texto se concentra na análise de exames de concursos para os cargos de
professor de matemática da principal instituição de ensino secundário do Brasil na
época do império, o Colégio Pedro II.
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