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Title: Os fatores econômicos, políticos e sociais que conduzem ao descumprimento das leis educacionais no Brasil
Authors: Gomes, Daiana Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Lúcia Maria da Silva
metadata.dc.contributor.members: Cardoso, Renata de Oliveira
Mello, Wanderson Fábio de
Issue Date: 2013
Abstract: Este trabalho monográfico propõe analisar o descumprimento das leis educacionais brasileiras, tendo como fio condutor os fatores sociais, políticos e econômicos que contextualizam a história do país. O estudo dedicou-se ao desvelamento do sistema capitalista através de um breve histórico de sua trajetória e repercussão no Brasil e seus reflexos na política pública de educação brasileira. O trabalho destaca a influência dos fatores sociais, políticos e econômicos na construção da política pública educacional brasileira além de suas interferências na constituição das leis que direcionam a educação do país. Fizemos menção ao caminho percorrido pela legislação a qual prevê os fundamentos, estruturas e a normatização do nosso sistema educacional. Caminho este iniciado pelo processo de democratização liberal, assumido no fim do Estado Novo, que através da Constituição Federal de 1988 outorgou à União a competência para legislar sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Adotamos uma perspectiva metodológica baseada na pesquisa bibliográfica que proporcionou o embasamento necessário para concluir que as leis educacionais brasileiras sofreram e sofrem constantes influências dos fatores mencionados acima
metadata.dc.description.abstractother: This monograph aims to analyze the Brazilian educational noncompliance, with the thread the social, political and economic context to the history of the country. The study was devoted to unveiling the capitalist system through a brief history of his career and impact on Brazil and its effects on public education policy in Brazil. The paper highlights the influence of social, political and economic construction of the Brazilian educational policy beyond its interference in the formation of laws that direct the education of the country. We mention the path followed by legislation which provides the foundations, structures and norms of our educational system. Way this process of democratization initiated by liberal, assumed at the end of the Estado Novo, which through the Federal Constitution of 1988 granted to the Union the competence to legislate on the guidelines and bases for national education. We adopt a methodological perspective based on literature that provided the necessary basis for concluding that the laws Brazilian educational suffered and suffer constant influences of the factors mentioned above
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5275
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