FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: IMPRENSA E A MATEMÁTICA MODERNA
Imprensa
Matemática moderna
History of mathematics education
Press
Modern mathematics
Soares, Flávia dos Santos | Posted on:
2006
Abstract
Nos últimos anos, vêm crescendo o número de trabalhos que tratam da
História da Educação Matemática no Brasil. Crescem também as discussões
a respeito da filiação da História da Educação Matemática e das suas relações
com a História, a Educação e a Educação Matemática. Essas discussões
acompanham outros debates que mostram que o trabalho do historiador e as
ferramentas utilizadas para escrever a história vêm sofrendo diversas influências
que proporcionaram a ampliação de conceitos e a admissão de novos
instrumentos e de novas abordagens à pesquisa histórica que estão sendo
incorporadas pelos pesquisadores que se dedicam à História da Educação
Matemática brasileira. Nesse artigo, tem-se como objetivo enfatizar o uso do
jornal como fonte histórica, rico para a compreensão das práticas escolares,
destacando a sua importância como veículo de divulgação das idéias do
Movimento da Matemática Moderna no Brasil.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Artigo de periódicosPublisher
Programa de Pós-Graduação de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
Note
13p. ISSN 1518-3483. eISSN 1981-416XSource
SOARES, F. S. Fontes para a História da Educação Matemática: Imprensa e a Matemática Moderna. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, p. 65-77, 2006. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=577&dd99=view>Subject(s)
História da educação matemáticaImprensa
Matemática moderna
History of mathematics education
Press
Modern mathematics