Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310
Title: Idenificação de iniciativas e de dificuldades para o atendimento aos interesses de estudantes da educação básica: estudo para a moblilização e o compartilhamento de estratégias didáticas para a aprendizagem de ciências
Authors: Oliveira, Ana Paula Cardozo de
metadata.dc.contributor.advisor: Chinelli, Maura Ventura
metadata.dc.contributor.members: Canesin, Fátima de Paiva
Coutinho, Lucidea Guimarães Rebello
Silva, Joaquim Fernando Mendes da
Santos, Maria Bernadete P. dos
Issue Date: 23-Nov-2017
Abstract: Este trabalho tem como proposta contribuir com a formação permanente e em serviço dos professores para que pratiquem um ensino que seja mais voltado aos interesses dos estudantes, com o uso de metodologias ativas que favoreçam as aprendizagens, a partir de diálogos e trocas de experiências entre os docentes. A fim de atender a esse objetivo, procurou-se conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas para o ensino de ciências, conforme são descritas na literatura, e os fatores mais relevantes que contribuem para o desenvolvimento profissional dos professores. A partir da elaboração de um questionário e da análise das respostas dadas pelos docentes, buscou-se então identificar quais os interesses que os professores observam em seus alunos, as metodologias que utilizam no desenvolvimento de suas aulas e as dificuldades em sua prática. Os resultados permitem afirmar que quase metade dos professores respondentes procuram utilizar metodologias ativas em suas aulas buscando ultrapassar o modelo tradicional de ensino, rompendo as barreiras em busca de um ensino que seja agradável, interessante e significativo ao seu aluno. Como conclusão percebemos o quanto seria importante uma interação entre os professores, de modo que consigam compartilhar os resultados obtidos, mostrar como trabalham para superarem suas dificuldades.Em vista do conhecimento produzido, investiu-se na elaboração de uma revista que, direcionada aos professores de ciências da Educação Básica, buscará colocá-los em diálogo a fim de contribuir com a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to contribute to the continuing education and teachers' service to practice a teaching that is more geared to the interests of students, using active methods that encourage the learning from dialogue and exchange of experiences between teachers. In order to meet this goal, we tried to understand the contemporary pedagogical trends in teaching science as described in literature, and the most important factors contributing to the professional development of teachers. From the preparation of a questionnaire and the analysis of the answers given by the teachers, we then sought to identify the interests that teachers observe in their students, the methodologies they use in developing their lessons and the difficulties in their practice. The results indicate that nearly half of respondent teachers seek to use active methodologies in their classes seeking to overcome the traditional model of education, breaking down the barriers in search of an education that is enjoyable, interesting and meaningful to their students. In conclusion we realize how an interaction between the teachers would be important, so they can share the results, show how they work to overcome their difficulties. In view of the knowledge produced, we have invested in developing a magazine, which, directed to teachers of Science of the Elementary School, will seek to open the dialogue between them in order to contribute to the quality of the teaching and learning processes.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5310
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Ana Paula Cardozo de Oliveira.pdfDissertação Mestrado1.1 MBAdobe PDFView/Open
Produto Ana Paula Cardozo.pdfProduto1.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons