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Title: Cidadania e produção universitária: o perfil dos dirigentes e a institucionalização de práticas democráticas
Other Titles: University citizenship and university production: university's board of director's profile and democratic administration practices
Authors: Pires, Lenin Santos
Lima, Roberto Kant de
Issue Date: 2013
Publisher: UFSC
Citation: PIRES, Lenin Santos ; LIMA, Roberto Kant de. Cidadania e produção universitária: o perfil dos dirigentes e a institucionalização de práticas democráticas. GUAL, v. 6, p. 253-272, 2013.
metadata.dc.relation.ispartof: Revista GUAL. Florianópolis: INPEAU/UFSC, UFSC, 2013
Abstract: No presente artigo os autores propõem uma reflexão, a partir de suas pesquisas sobre processos administração institucional de conflitos, e longa vivencia no ambiente universitário, sobre as práticas universitárias vigentes. Os autores focalizam o sistema de crenças que opõem os saberes profissionais docentes e técnico-administrativos. Este responsável pela estratificação e hierarquização das posições sociais dos sujeitos, a partir de seu pertencimento a uma ou outra categoria profissional, em detrimento dos conhecimentos fundamentais para o funcionamento administrativo das instituições. Neste panorama, ganham relevo os grupos políticos que se organizam através de malhas de relações, envolvendo funcionários e professores, sempre numa relação hierárquica que não se fundamenta no conhecimento profissional especificamente. Grupos que disputam e exercem significativo poder por sobre as estruturas institucionais prescritas. O texto estimula o exercício de por sob descrição tais processos, em prol da necessidade do amadurecimento do debate acerca da eficiência e efetividade dos processos de gestão dos assuntos universitários e acadêmicos. O artigo coloca em discussão a natureza da profissionalização requerida para os dirigentes universitários, em prol da democratização e universalização dos recursos institucionais desenvolvidos em torno dos esforços acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão.
metadata.dc.description.abstractother: Based on research on institutional processes of conflicts administration and long experience on university routine, the article focus on the opposition between university teachers’ and university staff’s practical professional knowledge, considered as responsible for an undesirable hierarchy on their social positions at the University professional ranks. This hierarchy is also disputed by political groups which are competing for offices at university elections. It is proposed a reflection on these processes in order to make progress towards a more efficient and effective university administration both at the administrative and the academic levels. It is also discussed which criteria should be required to build profiles to be filled up by members of the university Board of Directors, in an effort towards democratization and univesrsalization of the institutional resources necessary to the proper development of the university commitments on teaching, research and extension.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5334
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