Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5401
Title: Ambientes ignorados: cotidiano de escolhas (des)construídas. Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no curso de Bacharelado Em Ciência Ambiental turma 2017.1.Série aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais V. III
Authors: Santos, Isabella Silva dos
Souza, Andressa Batista
Ashley, Patrícia Almeida
Keywords: Educação ambiental;  Educação para a cidadania;  Educação ativa;  Aprendizagem baseada em projetos;  Ciência ambiental
Issue Date: 26-Dec-2017
Citation: SANTOS, Isabella da Silva, SOUZA, Andressa Batista, ASHLEY, Patricia Almeida. Ambientes ignorados: cotidiano de escolhas (des)construídas. Relatório de projetos em Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I no curso de Bacharelado em Ciência Ambiental turma 2017.1. Série Aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais v. III. Niterói: Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias e Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental/Instituto de Geociêcias/Universidade Federal Fluminense, 2017. Disponível em <http://www.repositorio.uff.br/jspui/handle/1/5401>.
Abstract: O relatório documenta e publica a produção acadêmica de estudantes e dissemina o método, avaliação e resultados de prática de educação ativa em educação ambiental e para a cidadania, adotando o método de aprendizagem baseada em projetos aplicada a estudos socioambientais no componente curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I, no Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental. Este é o volume III da Série Aprendizagem baseada em Projetos aplicada a Estudos Socioambientais, uma produção do Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, pela linha de pesquisa e extensão ‘Culturas e Educação para o Desenvolvimento Sustentável’. Na turma 2017.1, os projetos de ensino-aprendizagem integrados à pesquisa e extensão universitária foram elaborados dentro do eixo temático ‘Ambientes ignorados: cotidiano de escolhas (des)construídas’. O relatório está organizado em três partes. A primeira parte informa a ação de Ensino-Aprendizagem como foi pensada e como foi avaliada, com detalhamento para que possa ser compreendida, adaptada ou aplicada por outros docentes em educação básica ou superior. A segunda parte informa a ação de Extensão Universitária na forma de resumos e de comunicação para o público-alvo de cada projeto publicados em blog dedicado como Ambiente Virtual de Aprendizagem em Educação Ambiental, Políticas e Desenvolvimento Sustentável, uma ação de extensão dentro do Programa de Extensão Ecocidades. A terceira parte estão os capítulos de autoria de cada estudante referente à ação de Pesquisa de seus respectivos projetos de estudo no campo temático de Ambientes Ignorados: Cotidiano de Escolhas(Des)Construídas. A acadêmica Isabella Silva dos Santos, do Curso de Graduação em Ciência Ambiental, bolsista Prograd em Estágio Interno Uff junto ao Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, atuou na consolidação de todas as partes desse relatório. A Ficha Catalográfica e uma finalização editorial (sem alteração de paginação) ainda será feita para normalização de parágrafos, títulos e subtítulos dentro de cada seção, além de legendas para gráficos, figuras e tabelas e será realizada no primeiro trimestre de 2018, mas já sendo disponibilizada a publicação do relatório desde dezembro de 2017. Este relatório está disponível ao público a partir de dezembro de 2017 e depositado na comunidade do Núcleo Girassol no Repositório Institucional Uff protegido pela Licença Creative Commons para livre acesso, sem fins comerciais, podendo ser amplamente distribuído e referenciado. Palavras-chave: educação ambiental, educação para a cidadania, educação ativa, aprendizagem baseada em projetos, Ciência Ambiental.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5401
Appears in Collections:Núcleo Girassol - Relatórios e séries



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.