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Title: Acabou o milho, acabou a cerveja:uma análise antropológica sobre a cultura cervejeira no Rio de Janeiro
Authors: Becker, Cecília de Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Laura Graziela
metadata.dc.contributor.members: Bitter, Daniel
Mello, Pedro Paulo Thiago de
Issue Date: 2017
Abstract: O presente trabalho tem por referência a intensa dinâmica de transformação do consumo de cerveja artesanal na cidade do Rio de Janeiro, que tem acontecido nos últimos oito anos. Nessa análise, busca-se refletir sobre a presença de cultura cervejeira e a reprodução no consumo a partir do contexto material e simbólico, dando ênfase ás rupturas e aproximações interpostas pelo atual contexto. Dessa forma, os objetivos da reflexão se fundamentam em: compreender a relação "artesanal e industrial" em cerveja após a abertura do mercado de cervejas especiais e importadas. Investigar elementos sociais para o consumo: os simbolismos envolvidos no processo de escolha de um produto, a construção de gosto, habitus, sociabilidade e noção de Self (identidade), organização social enquanto coletivos/campanhas, e rituais; Com foco em analisar o discurso sobre a ideia de "produto" ruim: a cerveja tradicional, de "milho" sem gosto, para uma categoria de consumidor brasileiro. Análise de campanhas para "Leis de Pureza da Cerveja", "Repense Cerveja", "Beba menos, beba melhor", "Cerveja sem Rótulo e sem Coleira"; Análise da Cultura Craft, o caráter amador, apreciador e a formação dos clubes e os agrupamentos sociais que se desenvolveram "precariamente" e que hoje tendem para uma quase profissionalização. Mercado e Ingredientes locais. A evolução do consumo de cerveja mostra que a produção artesanal está caindo nas graças do consumidor do Rio de Janeiro, que aos poucos substitui a cerveja industrializada e vem abrindo novos caminhos mercadológicos, tanto para bebida quanto para gastronomia, desenvolvendo agrupamentos sociais, aparência, eventos, ethos, e bares especializados. Podemos verificar a existência de uma cultura cervejeira?
metadata.dc.description.abstractother: The present dissertation has a reference the intense dynamics of transformation of the consumption of craft beer in the city of Rio de Janeiro, which has happenned in the last eight years.In this analysis, we seek to reflect on the presence of brewing culture and reproduction in consumption from the material and symbolic context, emphasizing the ruptures and approximations interposed by the current context. In this way, the objectives of the reflection are based on: understanding the "craft and industrial" relationship in beer after the opening of the market for special and imported beers; To investigate social elements for consumption: the symbolisms involved in the process of choosing a product, the construction of taste, habitus, sociability and notion of Self (identity), social organization as collectives/campaigns, and rituals; focusing on analysing the discourse about the idea of bad "product": traditional beer; of "corn" without taste, for a category of Brazilian consumer. Campaign analysis for "Beer Purity Laws", "Beer Rethink", "Drink Less, Drink Better", "Beer Without a Label and no Collar"; Analysis of the Craft Culture, the amateur character, appreciation and the formation of the clubs and the social groups that have developed "precariously" and that today tend towards and almost professionalization. Market and local ingredients. The evolution of beer comsuption shows that artisanal production is falling on the graces of the Rio de Janeiro consumer, who gradually replaces industrialized beer and is opening up new market paths for both drink and gastronomy, developing social groupings, appearance, events, specialized bars and ethos. Can we verify the existente of a brewing culture?
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5403
Appears in Collections:GGS - Trabalhos de Conclusão de Curso

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