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Title: Corpografias sensoriais: elaborações da tríade corpo, cidade e cinema e subjetividade imagética em ExIsto, de Cao Guimarães
Authors: Souza, Mariana Angelito Bessa
metadata.dc.contributor.advisor: Freire, Mariana Baltar
metadata.dc.contributor.members: Martins, India Mara
Machado, Eliany Salvatierra
Issue Date: 3-Jan-2018
Abstract: O presente trabalho pensa as relações entre cinema, cidade e corpo, em diferentes tempos históricos. Nesse sentido, é traçado um panorama para exemplificar estas interações, centralizando a análise na produção artística de Cao Guimarães. Desde Baudelaire até a produção cinematográfica brasileira contemporânea, são destacadas obras que lidem com o tempo suspenso das cidades e do pensamento. Serão considerados filmes que que tem o sensório urbano como rota, perpassando as sinfonias urbanas da década de 1920, seus deslocamentos e ritmo. Foi escolhido o filme ExIsto (Cao Guimarães, 2011) para ilustrar o dispositivo da errância como uma tendência do cinema contemporâneo. A intenção é aproximar-se de corpografias sensoriais, que caminham por entre a aleatoriedade urbana, esbarrando em temporalidades outras . Fica a cargo do cinema devolver através dos filmes a suspensão e a fabulação criativa dos flanêurs do século XIX, sensações que foram se desmanchando no ar. Fica a cargo das próximas páginas percorrer e analisar tais produções.
metadata.dc.description.abstractother: The present graduation thesis researches relations between cinema, city and body throughout different moments in history. Taking this path, a historic panorama is drawn to picture this interactions and relations, focusing the analysis on Cao Guimarães’ artistic production. From Baudelaire to brazilian contemporary cinema, the lights go over works that somehow express time suspensions reaching both cities and thoughts. Thus, all glances aim movies that have the urban sensitiveness as a route, passing through the urban sinfonies of the 1920’s, its movement and rythm. Exemplifying such relations, the movie Ex-Isto (Cao Guimarães, 2011) was chosen for it is able to illustrate the mechanism of wandering as a trend of contemporary cinema. The effort here is to be near corporeus sensitiveness and compositions that wander amongst urban randomness, surrounding other time lapses. The cinema is entitled to revive and keep researching the time lapses and creative wonders of the 19th century’s flanêurs, sensitive perceptions that were dissolved in the thin air of time. It is the duty of the following chapters to research, go over and analyse these themes and matters.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5418
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