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CORPOGRAFIAS SENSORIAIS: ELABORAÇÕES DA TRÍADE CORPO, CIDADE E CINEMA E SUBJETIVIDADE IMAGÉTICA EM EX ISTO, DE CAO GUIMARÃES
Souza, Mariana Angelito Bessa | Publicado en: 03 jan. 2018
Resumen
O presente trabalho pensa as relações entre cinema, cidade e corpo, em diferentes tempos históricos. Nesse sentido, é traçado um panorama para exemplificar estas interações, centralizando a análise na produção artística de Cao Guimarães. Desde Baudelaire até a produção cinematográfica brasileira contemporânea, são destacadas obras que lidem com o tempo suspenso das cidades e do pensamento. Serão considerados filmes que que tem o sensório urbano como rota, perpassando as sinfonias urbanas da década de 1920, seus deslocamentos e ritmo. Foi escolhido o filme Ex isto (Cao Guimarães, 2011) para ilustrar o dispositivo da errância como uma tendência do cinema contemporâneo. A intenção é aproximar-se de corpografias sensoriais, que caminham por entre a aleatoriedade urbana, esbarrando em temporalidades outras . Fica a cargo do cinema devolver através dos filmes a suspensão e a fabulação criativa dos flanêurs do século XIX, sensações que foram se desmanchando no ar. Fica a cargo das próximas páginas percorrer e analisar tais produções
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de curso
Editora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Sujeta/Sujeto(s)
Cinema
Flanêur
Sinfonias urbanas
Realismo sensório
Cinema contemporâneo
Ex isto
Caio Guimarães
Cinema
Cidade
Corpo humano
Espaço urbano
Cinema
Flâneur
Urban sinfonies
Sensory realism
Contemporary cinema
Ex isto
Cao Guimarães
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5418
Término de licencia
CC-BY-SA
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