Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5440
Title: Análise da colaboração na cadeia de suprimentos da indústria farmacêutica no elo fornecedor-cliente
Authors: Tostes, Rafaela Rey Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Priscilla Cristina Cabral
metadata.dc.contributor.members: Mello, Maria Helena Campos Soares de
Monteiro, Marcelo Maciel
Issue Date: 2018
Abstract: Com a complexidade da cadeia de suprimentos da indústria farmacêutica e o aumento do nível de serviço demandado pelo consumidor, as empresas passaram a utilizar práticas para gerir melhor sua cadeia de suprimentos. Uma destas práticas é a partir da colaboração entre os elos da cadeia e as ferramentas de colaboração. Por isso, este trabalho tem como objetivo analisar a colaboração, na cadeia de suprimentos de uma empresa multinacional da indústria farmacêutica, alocada no Rio de Janeiro, no elo fornecedor-cliente. Para isso, foi utilizado uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas em áreas da empresa estudada e dois de seus clientes. Por meio dessas análises, foi possível concluir que há características de colaboração nesta cadeia de suprimentos, no entanto, os processos podem ser ajustados para tornar mais forte a relação fornecedor-cliente. Como resultado, o estudo sugere melhorias, como redesenho de processos, maior integração entre fornecedor e cliente, e a implementação de uma ferramenta de colaboração, para que a cadeia de suprimentos possa tornar-se mais colaborativa.
metadata.dc.description.abstractother: The complexity of the pharmaceutical supply chain and the increase of the level service demanded by the consumers, the companies started using practices to better manage the supply chain. One of these practices is through collaboration between partners and collaboration tools. Therefore, this article aims to analyze collaboration throughout a supply chain of a multinational pharmaceutical industry, allocated in Rio de Janeiro, between supplier-client. To that end, a qualitative research was conducted with the help of semi-structured interviews in areas of the company in question and two of its clients. Through analysis, it was able to conclude that there are collaboration characteristics in the supply chain studied, however, process can be adjusted in order to make the relationship between supplier-client stronger. As a result, the study suggests improvements, such as processes redesign, greater integration between supplier and client, and the implementation of a collaboration tool, to turn the supply chain more collaborative.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5440
Appears in Collections:TEP - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Projeto Final - Rafaela Tostes .pdf1.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons