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Title: Cocriação para sustentabilidade: como criar coletivamente soluções em prol do desenvolvimento sustentável
Authors: Kruger, Claudia
metadata.dc.contributor.advisor: França, Sergio Luiz Braga
metadata.dc.contributor.members: Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves
Silva Neto, Romeu e
Issue Date: 21-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Países e empresas estão sendo convocados a debater e encontrar soluções em prol da sustentabilidade global. Neste contexto, as práticas de responsabilidade social fazem parte das organizações e indicam o respeito às partes interessadas como princípio fundamental, tornando estratégico o engajamento desses públicos. Tendo em vista que com a cocriação as expectativas dos consumidores são consideradas na evolução de produtos e serviços, esse estudo objetiva propor um modelo conceitual de cocriação para a sustentabilidade, envolvendo técnicas e metodologias visando ao engajamento das partes interessadas e a contribuição para o desenvolvimento sustentável. O trabalho em questão utilizou métodos mistos, a partir do uso de modelo bibliométrico, seguida de uma Survey com aplicação de questionário estruturado, junto a participantes de comunidades virtuais de processos cocriativos ou de sustentabilidade. A partir de análise de conteúdo e de análises estatísticas, observou-se uma interconexão complexa, que resultou na construção de um modelo conceitual holístico de cocriação para a sustentabilidade. Por fim, conclui-se que o modelo pode ser utilizado integralmente ou em partes, em organizações de qualquer natureza, formais ou não, ou até mesmo a partir da integração de alguns indivíduos da sociedade que buscam soluções para o desenvolvimento sustentável.
metadata.dc.description.abstractother: Countries and companies are debating to find solutions for global sustainability. In this context, social responsibility practices are part of organizations and indicate respect for stakeholders as a fundamental principle, making the engagement of these stakeholders strategic. Considering that the expectations of consumers are present in co-creation process to improve products and services, this study aims to propose a conceptual model of co-creation for sustainability, involving techniques and methodologies aimed at stakeholder engagement and contribution to sustainable development. The work in question used mixed methods, based on the use of a bibliometric model, followed by a Survey with application of a structured questionnaire for participants from virtual communities of co-creation processes or sustainability. Based on content analysis and statistical analyzes, a complex interconnection was observed, which resulted in the construction of a holistic conceptual model of co-creation for sustainability. Lastly, ii can be concluded that the model can be used integrally or in parts, in organizations of any nature, formal or otherwise, or even from the integration of some individuals of the society who seek solutions for sustainable development.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5465
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