Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5486
Title: Produção e avaliação do potencial pedagógico de um vídeo documentário sobre gestão de resíduos sólidos para alunos de graduação do CEFET/RJ
Authors: Richter, Edgar
metadata.dc.contributor.advisor: Pontes, André Teixeira
metadata.dc.contributor.members: Reis, Augusto da Cunha
Rocha, Marcelo Borges
Issue Date: 24-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A pesquisa, ao descrever detalhadamente o processo de produção, utilização e avaliação pedagógica de um vídeo documentário, propõe-se a demonstrar a contribuição dessa modalidade de ferramenta audiovisual para a difusão de conhecimento científico em sala de aula, nas diversas áreas de conhecimento do Ensino Superior. A metodologia proposta fundamenta-se, primariamente, no levantamento de concepção acerca da temática do vídeo documentário a ser produzido, para investigar as lacunas de conhecimento dos alunos sobre a temática em questão. Desse modo torna-se possível produzir um vídeo documentário com elevado potencial pedagógico, arquitetado a partir das lacunas de conhecimento obtidas pelo processo de levantamento de concepção. Secundariamente, recomenda-se a prática de uma oficina de avaliação pedagógica, a realizar-se com outro grupo amostral do mesmo público-alvo, através da aplicação de questionários pré e pós-exibição do vídeo documentário. O questionário pré-exibição propõe-se a investigar o conhecimento prévio dos alunos acerca de questões ligadas à temática do vídeo documentário, enquanto o questionário pós-exibição propõe-se a investigar a percepção dos alunos em relação ao vídeo documentário exibido. A análise dos dados coletados pelos dois questionários possibilita o cálculo do Percentual de Crescimento de Assertividade alcançado pelo processo de avaliação pedagógica. Para esse trabalho, especificamente, realizou-se a produção e avaliação pedagógica de um vídeo documentário que aborda a questão da Gestão de Resíduos Sólidos a ser utilizado em atividades de Educação Ambiental no Ensino Superior do CEFET/RJ. Os resultados da pesquisa, totalizando 332 respostas assertivas, obtidas através da aplicação do questionário pré-exibição, contra 838 respostas assertivas pelo questionário pós-exibição, revelaram um Percentual de Crescimento de Assertividade da ordem de 152,41%, que veio a preencher de modo significativo as lacunas de conhecimento pré-existentes dos alunos do Ensino Superior do CEFET/RJ, comprovando-se, portanto, a eficácia da metodologia utilizada.
metadata.dc.description.abstractother: The research, when describing in detail the process of production, use and pedagogical evaluation of a documentary video, proposes to demonstrate the contribution of this modality of audiovisual tool for the diffusion of scientific knowledge in the classroom, in the different areas of knowledge of Teaching Higher. The proposed methodology is based primarily on the conception survey about the theme of the documentary video to be produced, to investigate the knowledge gaps of the students on the subject matter. In this way, it becomes possible to produce a documentary video with high pedagogical potential, based on the knowledge gaps obtained by the conception survey process. Secondly, it is recommended to practice a pedagogical evaluation workshop, to be held with another sample group of the same target audience, through the application of pre and post-view questionnaires of the documentary video. The pre-screening questionnaire aims to investigate students' prior knowledge about issues related to the subject matter of the documentary video, while the post-screening questionnaire aims to investigate the students' perception of the documentary video displayed. The analysis of the data collected by the two questionnaires enables the calculation of the Assertiveness Growth Percentage achieved by the pedagogical evaluation process. For this work, specifically, the production and pedagogical evaluation of a documentary video that addresses the issue of Solid Waste Management to be used in Environmental Education activities in Higher Education of CEFET/RJ was carried out. The results of the research, totaling 332 assertive answers, obtained through the application of the pre-screening questionnaire, against 838 assertive answers through the post-view questionnaire revealed a Percentage of Assertiveness Growth of the order of 152.41%, which came to fill the pre-existing knowledge gaps of CEFET/RJ Higher Education students, thus proving the effectiveness of the methodology used.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5486
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert EDGAR_RICHTER .pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.