O USO DE FANFICTIONS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Sociolinguística educacional
Pesquisa-ação
Fanfiction
Letramento
Leitura
Produção textual
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Literacy
Educational sociolinguistics
Action-research
Fanfiction
Campos, Adriana Virtuoso | Posted on:
2018
Abstract
Este estudo contextualiza-se na perspectiva de estudos da Sociolinguística Educacional e
encontra suporte nos Estudos de Cultura Participativa e de Letramentos. O objetivo proposto
foi desenvolver uma pesquisa-ação que compreendesse leitura, produção textual escrita e
análise linguística de fanfictions nas aulas de língua portuguesa, associando, assim, o saber
científico aos interesses socioculturais dos discentes. Para alcançarmos o objetivo proposto,
utilizamos o gênero fanfiction como ferramenta para o estudo de língua materna, uma vez que
nosso propósito é integrar o ensino de língua portuguesa às práticas de leitura/escrita e análise
linguística, considerando o viés sociolinguístico no ensino/aprendizagem. As atividades
sugeridas buscaram o aprimoramento da leitura e produção de textos. Para que fossem
contemplados os aspectos socioculturais do corpo discente, os próprios estudantes cooperaram
na escolha das obras literárias e dos temas, assim como nas análises e avaliações dos textos
produzidos nas aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, conforme preconizam os estudos
sociolinguísticos, buscamos promover a participação dos alunos como agentes ativos e
construtores do conhecimento
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
LetramentosSociolinguística educacional
Pesquisa-ação
Fanfiction
Letramento
Leitura
Produção textual
Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Literacy
Educational sociolinguistics
Action-research
Fanfiction
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: