Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5509
Title: UNIVERSO GSHOW: estratégias transmidiáticas em séries da Rede Globo
Authors: Silva, Jéssica de Oliveira da
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Silvia Maria de
metadata.dc.contributor.members: Fonseca, Rívia Silveira
Oliveira, Thaiane Moreira de
Issue Date: 15-Jan-2018
Abstract: Considerando a convergência, em que os conteúdos fluem pelas diversas plataformas midiáticas, como um imperativo, vemos que a transmidiação, isto é, um modo que reúne diversas mídias e plataformas tecnológicas ganhou corpo e tornou-se um modo produtivo de produção e circulação de conteúdos. Nesse contexto, analisa-se a expansão das narrativas ficcionais enquanto práticas semióticas que constituem, não mais um texto, mas um universo ficcional. Elegeu-se, para tanto, como objetos de pesquisa, os projetos transmidiáticos dos seriados Malhação – Sonhos e Amorteamo, ambos veiculados pela Rede Globo de Televisão, principal produtora e emissora de conteúdos ficcionais atrelados a estratégias transmidiáticas do Brasil. Essas narrativas transmidiáticas, que se constituem na convergência entre TV e outras mídias, são tomadas como textos que congregam múltiplas linguagens, suportes e envolvem diferentes práticas, tais como: assistir TV, manipular celulares e câmeras, criação de conteúdos e interação online. A dissertação analisa, com suporte teórico da semiótica discursiva, de que modo a estrutura narrativa de Malhação e Amorteamo sofre um desdobramento que vai do texto-enunciado a outros suportes midiáticos, observando mais especificamente a relação entre o texto televisivo e as estratégias transmidiáticas diponíveis no portal de entretenimento da Globo (http://gshow.globo.com)
metadata.dc.description.abstractother: Considering the convergence, in which the contents flow through the various media platforms, as an imperative, we see that the transmediation, that is, a way that brings together diverse media and technological platforms has gained expression and has become a productive mode of production and circulation of contents. In this context, we analyze the expansion of fictional narratives as semiotic practices that constitute no longer a text, but a fictional universe. For this purpose, the transmediation projects of the Malhação - Sonhos and Amorteamo series, both of them broadcasted by Rede Globo de Televisão, the main producer and broadcaster of fictional content linked to transmediation strategies in Brazil, were selected as research objects. These transmedia storytelling, which constitute the convergence between TV and other media, are considered to be texts that congregate multiple languages, supports and involve different practices, such as: watching TV, manipulating cell phones and cameras, creating content and interacting online. The dissertation analyzes, with theoretical support of the discursive semiotics, how the narrative structure of Malhação and Amorteamo undergoes an unfolding that goes from the text-enunciated to other media, observing more specifically the relation between the television text and the transmissible strategies available in the Globo's entertainment portal (http://gshow.globo.com)
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5509
Appears in Collections:POSLING - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Jéssica da - Dissertação Final.pdf3.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons