UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIOCOGNITIVAS SOBRE A CONQUISTA DO CORPO FITNESS NO DISCURSO DE MULHERES NO INSTAGRAM
Fitness
Frame
Ideologia
Metáfora
Figura de linguagem
Exercício físico
Mulher
Ideologia
Metaphor
Fitness
Frame
Ideology
Dias, Marcela Zuquim | Posted on:
2018
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as representações de natureza sociocognitiva sobre a “conquista do corpo fitness” nas publicações de mulheres consideradas “musas” fitness na rede social Instagram. Para isso, partimos do eixo teórico formado pela Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF e JOHNSON,1980), pelos estudos sobre metáfora, persuasão e ideologia (CHARTERIS-BLACK, 2004, GOATLY, 2007 e LAKOFF, 1996) e sobre metáfora e cultura (KÖVECSES, 2005). Como unidades analíticas, adotamos os conceitos de “metáfora situada” e de “nicho metafórico” (VEREZA, 2010, 2016). As análises das metáforas linguísticas (veículos) e das metáforas situadas revelaram que o processo de conquista do corpo fitness foi discursivamente desenvolvido, principalmente, em termos de “guerra” e/ou “jogo/competição” e “caminho”, com a provável função de motivar as seguidoras a partirem para a ação na busca de um almejado “corpo perfeito”
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
MetáforaFitness
Frame
Ideologia
Metáfora
Figura de linguagem
Exercício físico
Mulher
Ideologia
Metaphor
Fitness
Frame
Ideology
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: