Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5511
Title: O estágio supervisionado na formação de arquivistas: um estudo de caso no curso de graduação em arquivologia de uma instituição federal de ensino superior no estado do rio de janeiro
Authors: Dias, Ana Claudia
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Augusto da Cunha
metadata.dc.contributor.members: Méxas, Mirian Picinini
Souza, Cristina Gomes de
Issue Date: 12-Dec-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente estudo objetiva analisar as contribuições e deficiências do programa de estágio supervisionado para a formação do profissional arquivista. Aborda por meio de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas os alunos matriculados no curso de bacharelado em Arquivologia de uma Instituição Federal de Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro que integralizaram 80% ou mais da carga horária mínima prevista para conclusão do curso no segundo semestre de 2017. Conclui que o programa de estágio supervisionado é a porta de entrada do graduando para o mercado de trabalho e não pode ser visto como uma atividade realizada apenas para cumprir uma exigência curricular. Afirma que um maior entrosamento entre as instituições de nível superior e as empresas que oferecem o estágio pode trazer benefícios para o programa. Também o estudo sugere estratégias para a melhoria do programa de estágio supervisionado, tais como a realização de visitas a instituições que executem ou tenham executado projetos arquivísticos relevantes e a realização de seminários que tragam os profissionais arquivistas atuantes no mercado de trabalho para conversar com os alunos na universidade.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to verify the contributions and deficiencies of the supervised internship program in the training of archivists. It applies a questionnaire containing open and closed questions, to the students enrolled in the bachelor's degree in Archivology of a Federal Institution of Higher Education located in the State of Rio de Janeiro that paid 80% or more of the minimum workload expected to complete the course in the second half of 2017. It concludes that the supervised internship program is the gateway of the graduating to the job market and can’t be seen as an activity performed only to meet a curricular requirement. It states that a closer link between higher education institutions and companies offering internships can bring benefits to the program. The study also suggested improvements to the supervised internship program, such as visits to institutions that performs or have performed relevant archival projects, and seminars that brings professionals of the labor market to talk with students in the university.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5511
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Ana Claudia Dias.pdf779.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.