ANÁLISE CRÍTICA DE TÉCNICAS E RECURSOS EDUCATIVOS ADAPTADOS NA GESTÃO DO ENSINO DE BIOLOGIA EM CLASSES COM INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS
Deficientes visuais
Recursos didáticos adaptados
Educação inclusiva
Recurso didático
Educação inclusiva
Ensino de Biologia
Pessoa com deficiência visual
Inclusion
Visually impaired
Adapted didactic resources
Inclusive Education
Felix, Claudio Cesar Nabti | Posted on:
2017
Abstract
Neste estudo, o processo de ensino-aprendizagem em turmas mistas com alunos deficientes visuais incluídos foi investigado. Para tanto, partiu-se de um levantamento histórico do processo de inclusão ressaltando a segregação a que estas pessoas foram submetidas, até a luta pela democratização. A metodologia de apoio pautou-se numa abordagem qualitativa, com análise de conteúdos de acordo com Bardin(1977). A coleta dos dados emergiu de entrevistas semiestruturadas onde questões eram sugeridas como coadjuvantes à investigação avaliadas por 8 professores de Biologia restritos à Unidade do Colégio onde os alunos deficientes visuais estudam. Conforme as sugestões desses docentes, as perguntas foram ajustadas gerando um questionário semiaberto a ser apresentado aos 22 professores respondentes e outro aos 4 alunos deficientes visuais, de acordo com a perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky (1997). Os resultados obtidos valorizam os aspectos positivos na utilização de recursos didáticos adaptados no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Biologia em tais turmas mistas, sinalizando fragilidades no que se refere aos processos de criação dos materiais e no acompanhamento das relações entre alunos deficientes, alunos videntes e professores regentes nessas classes de inclusão. Apesar de apresentarem concepções diversas, saliente-se que a maioria dos professores foi favorável à inclusão, manifestando interesse em conhecer os recursos metodológicos, linguagens alternativas e participar de procedimentos para capacitação nesta área, enquanto os alunos envolvidos direcionam todo o processo avançando satisfatoriamente quando ancora-se numa rede colaborativa com todos os envolvidos participando das decisões sobre técnicas e criações dos recursos adaptados.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
InclusãoDeficientes visuais
Recursos didáticos adaptados
Educação inclusiva
Recurso didático
Educação inclusiva
Ensino de Biologia
Pessoa com deficiência visual
Inclusion
Visually impaired
Adapted didactic resources
Inclusive Education